Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Prefeitura de Fortaleza realiza oficina para a construção do Plano Municipal de Caminhabilidade no Fórum de Mudanças Climáticas

Como parte da programação da Semana da Mobilidade, a Prefeitura de Fortaleza realiza, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), nesta sexta-feira (22/09), às 14 horas, oficina para a construção do Plano Municipal de Caminhabilidade durante o Fórum de Mudanças Climáticas, no auditório do órgão.

O Plano tem como objetivo incentivar os deslocamentos a pé, por meio da qualificação dos passeios nas calçadas, garantindo a completude nos bairros, relacionando moradia e trabalho. “A ideia é oportunizar o acesso aos locais de trabalho, parques, ruas e praças, priorizando a mobilidade dos transeuntes nas centralidades com modais de segurança nas travessias”, comentou a Secretária Águeda Muniz.

Com o Plano Municipal de Caminhabilidade, a gestão pretende colaborar para a construção de uma Fortaleza mais acessível, compartilhada e gentil. O Plano tem como embasamento legal a Lei Federal de Acessibilidade e o Projeto de Lei do Código da Cidade.

Como forma de viabilizar a formatação do projeto, serão criadas câmaras técnicas com grupos de trabalho que participarão da elaboração conjunta do Plano, traçando estratégias e conteúdos com os temas: fachadas ativas e segurança; infraestrutura e mobilidade ativa; arborização e espaços públicos; pessoas com mobilidade reduzida/deficiência visual e idosos; aplicativos e outras tecnologias que incentivem a caminhabilidade; passeios e uso indevido; parklets, áreas contíguas às calçadas, onde são construídas estruturas a fim de criar espaços de lazer e convívio onde anteriormente havia vagas de estacionamento de carros.

O projeto apresenta como propostas de indicadores: o índice de completude nos bairros; índice de caminhabilidade (walkability); índice de redução da poluição ambiental; índice de acidentes envolvendo pedestres. O Plano de Caminhabilidade visa propor alternativas inteligentes, levando-se em consideração a cidade como um sistema dinâmico em constante transformação, cujos reflexos são evidenciados em sua infraestrutura urbana, dentre elas as calçadas. Nesta perspectiva, apresentamos um pacote de ações que assegura a qualidade dos deslocamentos a pé.

SERVIÇO
Fórum de Mudanças Climáticas de Fortaleza
Data: 22.09.2017 (sexta-feira)
Horário: 14 horas
Local: auditório da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente
Avenida Deputado Paulino Rocha, 1343, Cajazeiras
Fonte: Assessoria de Imprensa da Seuma

Nenhum comentário:

Postar um comentário