Total de visualizações de página

terça-feira, 18 de abril de 2017

Prefeitura de Fortaleza realiza blitz de Controle do Índice de Poluição


A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), realiza nesta quarta-feira, das 9h às 11h, no entorno da Lagoa de Messejana, blitz de fiscalização que visa o controle do índice de poluição sonora, visual e atmosférica. Na ocasião, ocorrerá também educação ambiental para conscientizar a população sobre os prejuízos que o lançamento irregular de efluentes e a poluição das lagoas causam à população, além do combate aos pontos de lixo. 

A ação tem como objetivo combater a contaminação atmosférica gerada pelos veículos na cidade de Fortaleza, bem como os índices irregulares de utilização sonora e a instalação de engenhos publicitários, que causam danos visuais ao espaço urbano. As blitzes já acontecem desde outubro de 2014 e os resultados têm impactado significativamente no decréscimo de carros volantes publicitários irregulares e paredões, casos de poluição visual e no número de veículos que apresentam índice de fumaça fora dos padrões estabelecidos pela legislação vigente.

Combate à Poluição Atmosférica 
A blitz acontecerá em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) e com os técnicos do SINAV - Sindicato Nacional das Empresas de Inspeção de Seguranca e Técnica Veicular. 

Durante a abordagem, o veículo é orientado a parar e, logo em seguida, é realizado um teste com o equipamento chamado opacimetro, o qual verifica a opacidade da fumaça, tendo em vista que quanto mais escura a fumaça, maior é a concentração de gases poluentes.

Se o valor da medição estiver dentro dos limites estipulados pela lei, o automóvel é liberado e o motorista ganha uma muda de planta como forma de incentivar a arborização e purificação do ar.

Caso seja constatada irregularidade e o veículo reprovado, o proprietário será notificado pelos fiscais da Seuma e terá um prazo de 30 dias para consertar e adequar o automotivo. Se não for consertado no prazo, haverá aplicação de multa, conforme as sanções previstas na Lei de Crimes Ambientais (Nº 9.605/1998) e no Código de Trânsito Brasileiro, com o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos - CRLV bloqueado junto ao Órgão de Transito Detran, desta forma ficando com restrição de circulação por estar poluindo o ambiente.

Serviço
Blitz de poluição atmosférica veicular
Dia: 19/04 (quarta-feira)
Horário: Das 9h às 11h
Local: Messejana

Fonte: Assessoria de Imprensa da Seuma

Nenhum comentário:

Postar um comentário