Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de março de 2017

Edição 2017 do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo inclui vídeo para educadores

Programa deve distribuir 8 mil kits pedagógicos para instituições de ensino de todo o país, atuando como aliado das escolas na disseminação da conscientização ambiental   

Os materiais didáticos da edição 2017 do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo, desenvolvido pelo inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), estão chegando às escolas que se inscreveram nas centrais de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Este ano, o Programa deve distribuir 8 mil kits pedagógicos contra os 7 mil kits de 2016, quando participaram 2.060 escolas de 274 municípios, atingindo mais de 210 mil alunos de 4º e 5º anos do ensino fundamental. A novidade desta edição é um vídeo educativo que introduz o conteúdo e ajuda educadores a usar o kit pedagógico em sala de aula.

O tema deste ano é uma continuidade da edição anterior – Resíduos sólidos: responsabilidade compartilhada –, mas o foco agora é o papel das escolas de formar cidadãos mais conscientes sobre a questão socioambiental. O conteúdo apresenta o conceito de Escola Sustentável, estimulando as reflexões sobre as características de uma escola comprometida com o meio ambiente.

O kit propõe ainda abordagens para que o educador estimule a participação dos alunos em discussões e práticas de gestão de resíduos. Outro destaque do ano é o estímulo à atuação na comunidade, reforçando o senso de compromisso com os cuidados com o planeta.

Esses conceitos estão presentes em todo o material de suporte aos educadores – Caderno do Professor, Jogo Colaborativo Guardiões do Planeta, Cartaz “Calendário Ambiental da Turma” e Cartaz com a história em quadrinhos “Responsabilidade compartilhada: a escola no desafio dos resíduos”. Como apoio complementar para a comunidade escolar, o programa disponibiliza também um site (inpev.org.br/peacampolimpo), com conteúdos adicionais, e o jogo online Guardiões do Planeta, lançado no ano passado e que agora ganha nova edição.

Sobre o Programa de Educação Ambiental Campo Limpo
Criado pelo o inpEV em 2010, em parceria com as centrais de recebimento, o programa tem como objetivo o apoio às instituições de ensino na complementação de conteúdos curriculares com temas relacionados ao meio ambiente e alinhados às recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

Sobre o inpEV
Há 15 anos, o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) atua como núcleo de inteligência do Sistema Campo Limpo nas atividades de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas e promove ações de conscientização e educação ambiental sobre o tema, conforme previsto em legislação. É uma instituição sem fins lucrativos formada por mais de 100 empresas e nove entidades representativas da indústria do setor, distribuidores e agricultores.

Sobre o Sistema Campo Limpo
O Sistema Campo Limpo tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração. Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no sitewww.inpev.org.br, no FacebookYoutube e Instagram.

Fonte: Ogilvy PR 

Um comentário:

  1. Com certeza a iniciativa é perfeita,pois a causa é urgente
    O meio ambiente pede socorro.

    ResponderExcluir