Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

SCidades recebe missão KFW para discutir programas de saneamento

A Secretaria das Cidades recebe, entre os dias 5 e 8 de dezembro, uma missão do Banco Alemão de Desenvolvimento (KFW) para acompanhar os programas de saneamento Ceará II e II que estão em andamento e recebem o financiamento do banco, além de discutir os procedimentos para a implantação do Ceará IV.

Nos dois primeiros dias será feita uma discussão sobre a evolução dos programas Ceará II e Ceará III, além da avaliação das metas e dos desafios para a conclusão dos programas. Também está planejada uma visita à Sobral pra verificação do funcionamento do Sistema de Esgotamento Sanitário que existe no município. Em seguida, haverá um workshop que terá em sua programação uma apresentação sobre os Sistemas Integrados de Saneamento Rural (Sisars). O Sisar consiste em Organizações Não Governamentais sem fins lucrativos, formadas por associações comunitárias que representam as populações atendidas em oito bacias hidrográficas do Estado, com a participação e orientação da Cagece. Além disso, haverá uma discussão sobre as etapas para a implantação do programa Ceará IV.

Ao final do evento, será feita reunião com o Secretário das Cidades, Lucio Gomes, sobre o Ceará IV para apresentar os resultados do workshop e as estratégias para a viabilização do saneamento no estado do Ceará. Estarão presentes no evento representantes da Secretaria das Cidades, do banco KFW, da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce) e dos oito Sistemas Integrados de Saneamento Rural (Sisars).

Ceará II e Ceará III

O Ceará II e Ceará III têm como objetivo executar a implantação, ampliação e melhoria dos sistemas de abastecimento de água (SAA) das Bacias Hidrográficas do Baixo Médio Jaguaribe (BBJ) e do Banabuiú (BBA), além de atuar no fortalecimento dos Sisars, através da aquisição de equipamentos e materiais, e da implantação de um sistema de esgotamento sanitário coletivo. Os dois projetos recebem juntos um investimento de US$19,3 milhões de Euros e beneficiam mais de 30 mil pessoas. O Ceará II está previsto para terminar até o final de 2016, já o Ceará III tem previsão para ser concluído até 2018.

Ceará IV

O Ceará IV, que está em fase de estudo para implantação, terá como objetivo promover a construção, expansão e aperfeiçoamento dos sistemas de abastecimento de água, além de desenvolver melhorias sanitárias domiciliares e implantar sistema de esgotamento sanitário em algumas comunidades rurais do estado que são atendidas pelos Sisars. O programa prevê ainda a construção de um Centro de Referência para capacitação de pessoas que irão operar e manter os sistemas de esgotamento. O Ceará IV irá receber investimento de US$70 milhões de Euros, sendo 50 milhões de Euros do KFW, e 20 milhões de Euros contrapartida do Estado, beneficiando mais de 220 mil pessoas. 

Fonte: Ascom da SCidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário