Total de visualizações de página

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Prefeitura de Fortaleza lança Programa pioneiro de Escola Coletora de Resíduos Recicláveis

A Prefeitura de Fortaleza, por meio das Secretarias Municipais de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e de Educação (SME), e em parceria com o Limpa Brasil – Let’s do It!, instalou a primeira Escola PEV da Cidade. A partir de agora, a Escola Municipal Narciso Pessoa de Araújo, no Grande Bom Jardim (Regional V), conta com um Ponto de Coleta Voluntária (PEV) para o recebimento de materiais recicláveis.

“Fico muito feliz em saber que uma instituição de ensino público se engaja em um projeto tão importante para o meio ambiente e para a nossa Cidade. Agora, os alunos terão à disposição um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de materiais recicláveis e farão parte das políticas que implantamos relacionadas aos resíduos sólidos, como a implantação de 22 Ecopontos”, afirmou o prefeito Roberto Cláudio.

A titular da Seuma, Águeda Muniz, também destacou a importância da parceria e ressaltou que a iniciativa será ampliada. “A nossa expectativa é levar o projeto para mais 29 escolas e, posteriormente, para toda a rede de ensino municipal, sempre com o importante apoio da Rede de Catadores”, assegurou.

A primeira Escola do projeto já recebeu o coletor de recicláveis feito em madeira plástica e se transformou em um local de aprendizado sobre o descarte adequado de resíduos, catalisando a coleta seletiva prevista na Política Municipal de Resíduos Sólidos e já iniciada com a implantação de 22 Ecopontos em Fortaleza.

Antes da chegada do coletor, a unidade de ensino e a Seuma realizaram atividades de capacitação para que os estudantes sejam multiplicadores do descarte adequado de resíduos em casa e na comunidade. Além disso, no sábado (21.11), foi realizada uma ação coletiva em que 130 alunos coletaram resíduos recicláveis, no bairro, colaborando com a limpeza local.

A iniciativa integra as políticas de Educação Ambiental e de Resíduos Sólidos, com doação dos recicláveis para as associações de catadores. A primeira entidade beneficiada foi a Sociedade Comunitária de Reciclagem do Lixo do Pirambu de Fortaleza (Socrelp). Com a ampliação do projeto, os integrantes da rede de profissionais da reciclagem serão inteiramente contemplados.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Seuma

Nenhum comentário:

Postar um comentário