Total de visualizações de página

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Fortaleza conquista certificação ambiental inédita

Fortaleza é o primeiro município do Ceará a receber a certificação de excelência (com avaliação A) no Selo Município Verde, programa de Certificação Ambiental que identifica as prefeituras que atendem a critérios de conservação e uso sustentável dos recursos naturais, incentivando o fortalecimento das gestões ambientais. Desde 2004, quando houve a primeira edição do Programa, essa é a primeira vez que um município cearense consegue classificação A.  

Para Águeda Muniz, secretária Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, o título é um reconhecimento de todo o trabalho desempenhado pelo Município para tornar Fortaleza uma cidade ambientalmente saudável. “É uma grande felicidade sabermos que Fortaleza se destaca em ações de sustentabilidade e que preza pelo meio ambiente, em ações como o Plano de Arborização, por meio do qual já foram plantadas e doadas mais de 66 mil árvores; e a criação/regulamentação de 23 parques urbanos, a exemplo do Parque Rachel de Queiroz, que já conta com três trechos implantados: Bosque do Bem, Lagoa do Alagadiço e Polo de Lazer da Sargento Hermínio”, enfatiza a secretária.

O processo de implantação, funcionamento e controle das atividades que atestam e conferem a certificação ambiental Selo Município Verde é acompanhado por um Comitê Gestor, presidido pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA). A cada dois anos, são avaliados os municípios participantes, desde a sua estrutura para gestão do meio ambiente, equipes técnicas, participação da sociedade civil por meio de conselhos ambientais, implantação da política de educação ambiental, de tecnologias sustentáveis, ações de saneamento ambiental, a exemplo da coleta seletiva com inclusão social dos catadores, acompanhamento dos recursos hídricos, Unidades de Conservação, aumento das áreas verdes legalmente protegidas até implantação da política de bem-estar animal.

Fortaleza também está concorrendo no reconhecido Selo Praia Limpa, no qual são verificados diversos pontos importantes, como educação ambiental e infraestrutura.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Seuma

Nenhum comentário:

Postar um comentário