Total de visualizações de página

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Sema, Bombeiros e Ibama controlam incêndio em Baturité

Um incêndio florestal atingiu o município de Baturité desde domingo dia 16, nas proximidades do Mosteiro dos Jesuítas. Desde o início, a equipe do Corpo de Bombeiros e a gestora Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité, gerenciada pela Sema, Patrícia Jacaúna, estiveram presentes para a adoção das providências cabíveis. Atualmente, o incêndio encontra-se controlado, com os brigadistas debelando os focos restantes.

Na segunda (18) pela manhã, foi realizado sobrevoo naquela Unidade de Conservação (UC) com aeronave do Ciopaer a fim de realizar um diagnóstico situacional, com estimativa de direção e intensidade do fogo, extensão do dano ambiental e a necessidade de efetivo de combate. Na aeronave, o comandante geral do Corpo de Bombeiros e do subcomandante, Cel. BM Heraldo e Cel. Bm Carlos Viana, além do Cel. Freire e do comandante local Ten. Cel. Deime Johnson. O coordenador do Programa Estadual de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate ao Incêndios Florestais (Previna) da SEMA, Leonardo Borralho, também esteve presente.

O secretário do Meio Ambiente do Estado, Artur Bruno, informou que foram levantadas as causas do incêndio, possivelmente oriundo de uma queimada, que pode ser caracterizado como criminoso, sendo o causador identificado. “Após os procedimentos judiciais comprobatórios, ele deverá responder administrativa e criminalmente”, explicou o titular da Sema, que externou sua indignação com o fato. O incêndio atingiu uma pequena parcela da Apa da Serra de Baturité, mas fora dela os danos ultrapassam os 30 hectares, até o momento.

O Corpo de Bombeiros disponibilizou mais de 60 homens no combate ao incêndio florestal. A SEMA solicitou ainda o apoio do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), do Ibama, na cessão de mais 10 brigadistas, além de três brigadistas da própria APA. No momento, um grande contingente de pessoas está mobilizada na busca de cessar o fogo para evitar maiores danos de natureza ambiental.


Saiba mais:

O Prevfogo é um Centro Especializado, dentro da estrutura do Ibama, responsável pela política de prevenção e combate aos incêndios florestais em todo o território nacional, incluindo atividades relacionadas com campanhas educativas, treinamento e capacitação de produtores rurais e brigadistas, monitoramento e pesquisa.


Fonte: Ascom da Sema 

Nenhum comentário:

Postar um comentário