Total de visualizações de página

terça-feira, 25 de outubro de 2016

RN - Governo Estadual monta GT para discutir recuperação na Mata do Pilão


 
Numa reunião realizada, na tarde de ontem (24), no gabinete do Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, foram discutidos os dados apresentados no relatório técnico, elaborado pelo Governo do Estado, sobre o incêndio na Mata do Pilão. Estavam presentes técnicos do Idema, da Defesa Civil Estadual, o coordenador da Defesa Civil do Município de Espírito Santo, Antônio Duarte, e a coordenadora de Meio Ambiente e Saneamento da Semarh, Clara Câmara.
 
O principal objetivo da reunião foi montar um Grupo de Trabalho para dar encaminhamento às ações relacionadas à Área de Proteção Ambiental (APA) Piquiri-Una, onde a Mata do Pilão está inserida, e um plano de atividades que liste as principais ações de recuperação da vegetação atingida. “Estamos fazendo um levantamento de projetos como o Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) e Plano de Manejo da APA Piquiri-Una para começar a traçar um plano de trabalho para recuperar a área afetada” frisou Mairton.
 
Na ocasião, outras iniciativas também foram discutidas, como a elaboração de um possível protocolo de ações emergenciais no caso de incêndios florestais e a realização de uma reunião do Conselho Gestor da APA para identificar, entre outras coisas, possíveis atividades econômicas que estejam sendo executadas de maneira irregular, na região.
 
O relatório técnico divulgado pelo Governo do Estado, no último dia 17, identificou uma área de 64,75 hectares potencialmente atingida pelo incêndio, dos quais 30,69 são reconhecidos como Mata Atlântica. Durante elaboração do documento, também foi identificada uma área deste bioma, que foi desmatada clandestinamente. As causas do desastre ainda estão sendo investigadas pela Polícia Civil. A próxima reunião do Grupo de Trabalho está marcada para a semana que vem.
 
Fonte: Assessoria de Imprensa da SEMARH

Nenhum comentário:

Postar um comentário