Total de visualizações de página

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Lançamento - "Sustentabilidade como Fonte de Inovação", o novo livro da Plataforma Liderança Sustentável

“Sustentabilidade como Fonte de Inovação – Oito entrevistas com líderes que estão criando o futuro no presente” é a sexta publicação da Plataforma Liderança Sustentável, que busca registrar os principais insights de líderes sustentáveis para inovar com sustentabilidade.

O livro é dividido em duas partes. Na primeira parte, mais teórica, o leitor encontra reflexões sobre a necessidade – e os desafios – de inserir os valores da sustentabilidade nos processos de inovação das empresas, tanto no sentido de incrementar tecnologias com recursos que potencializem resultados socioambientais quanto no de produzir inovações disruptivas. Além disso, Voltolini apresenta um panorama de iniciativas criativas e sustentáveis desenvolvidas ao redor do globo, desde um sistema que converte restos de comida em biogás e a película plástica que pode dispensar o uso de solo para cultivo de plantas, reduzindo em até 90% o uso de água e em 80% a aplicação de fertilizantes.

Na segunda parte, o livro registra histórias de grandes companhias –identificadas e selecionadas após longo processo de pesquisa – que vêm se destacando no tema da inovação para a sustentabilidade. Os cases são relatados em entrevistas com os líderes dessas organizações: Walter Dissinger, CEO Global da Votorantim Cimentos, aborda o desenvolvimento do cimento pozolânico, alternativa ao produto convencional, que reduz em 50% as emissões de CO2 e em 40% o consumo de água; Luciano Guidolin, vice-presidente da Braskem, comenta os desafios ligados à produção do plástico verde, feito a partir da cana-de-açúcar, que, em seu processo produtivo, captura CO2 da atmosfera em vez de lançar.

Ralph Schweens, presidente da BASF para a América do Sul, e Pedro Suarez, presidente da Dow, tratam da necessidade de tornar a indústria química mais sustentável, por meio do engajamento de stakeholders nos processos de inovação; Armando Valle Jr, vice-presidente de Sustentabilidade da Whirlpool, explica como a empresa aplica o conceito de Design for Enviroment para desenvolver geladeiras e fogões mais ecoeficientes.

Já Anielle Guedes, de 23 anos, fundadora e CEO da startup Urban 3D, fala sobre como pretende balançar as estruturas da tradicional indústria da construção, imprimindo casas de forma mais rápida, limpa e barata. Jorge Lopez, presidente da 3M, discorre sobre a implantação do conceito de sustentabilidade como condição para o desenvolvimento de inovações da companhia, que possui mais de 55 mil produtos em seu portfólio. Por fim, Roberto Lima, CEO da Natura, menciona a cocriação como diferencial inovador da empresa para promover impactos positivos nos âmbitos social, econômico e ambiental.

Sustentabilidade como Fonte de Inovação, assim como os demais cinco livros de Ricardo Voltolini, faz parte do conjunto de ferramentas educacionais da Plataforma Liderança Sustentável, movimento de gestão de conhecimento em sustentabilidade, que visa inspirar e educar jovens líderes para o tema. Os livros ainda se somam a um acervo de vídeopalestras com líderes sustentáveis, assim como a um portal com vasto conteúdo, disponível para qualquer pessoa que queira saber um pouco mais ou ensinar sobre sustentabilidade empresarial.

O livro já está à venda e sai pelo preço de R$60,00. Para adquirí-lo, entre em contato através do e-mail leticia@ideiasustentavel.com.br ou do telefone (11) 5579-8012.


Fonte: Ideia Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário