Total de visualizações de página

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Cerca de 100 imóveis por dia realizam seus cadastros rurais no CAR

No Ceará, cerca de 100 imóveis por dia realizam seus cadastramentos rurais no Sitema de Cadastro Ambiental Rural (SICAR). A estimativa é baseada no último boletim do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), referente ao mês de agosto, com o total de 57.568 propriedades cadastradas. O Governo do Estado, através da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e Sema, mobiliza estratégias de implantação do sistema com meta de atingir o máximo de registros de 182 municípios cearenses que dispõem de área rural.

Em julho, a demanda atingiu 54.608 imóveis cadastrados no SICAR. O aumento desse resultado é consequência do trabalho desenvolvido pela equipe de técnicas da Diflo da Semace, e de demais técnicos dos escritórios regionais da autarquia, localizados em Sobral e Crato. Algumas estratégias têm como objetivo nivelar ações com os parceiros, dentre eles, SDA, Ematerce e Idace. A Semace, além de participar de atividades conjuntas, desenvolve ações focadas em 109 municípios, objeto do contrato com o BNDES.

Como parte dessas atividades, a Semace e parceiros que estão engajados na implementação do CAR no Ceará se reunirão no dia 20 de setembro, no auditório da Superintendência, para discutir sobre a realização de seminários regionais. No dia 30, a Semace deverá receber representantes do SFB para que a autarquia repasse o módulo de cadastros ao Idace relativo aos assentamentos estaduais.

CAR

O Cadastro Ambiental Rural é um registro eletrônico no âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, tendo como benefício a regularização ambiental das áreas degradadas do país, bem como criar uma base de dados completa sobre a situação ambiental. Com isso é possível criar estratégias para monitoramento e controle dos recursos naturais do Estado.

Os interessados em buscar informações ou agendar atendimentos podem entrar em contato com a Semace/Diflo, através do telefone 32648117, ou pelo e-mail duvidas.carce@semace.ce.gov.br. 


Por Ana Luzia Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário