Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Sustentabilidade - Cervejaria Aquiraz da Ambev ratifica compromisso com gestão de água no Ceará

A cervejaria Aquiraz, única unidade fabril da Ambev no Ceará, mantém um programa de execução de ações sustentáveis e investe constantemente em tecnologia para melhorar os seus índices de ecoeficiência, engajamento de funcionários e mobilização da comunidade local para a construção de um mundo melhor. Na unidade cearense, iniciativas simples, como o uso de redutores de pressão nas torneiras, e outras mais complexas, como a chamada osmose reversa, que trata água utilizada nos processos fabris para que seja reaproveitada em etapas como a desmineralização da água, resultando em uma perda de parte do volume captado. Para aumentar ao máximo o aproveitamento da água de rejeito, o processo é repetido, reduzindo o resíduo final pela metade. Isso reduz o consumo de água na produção de bebidas. Só nos últimos 13 anos, a cervejaria Aquiraz reduziu o consumo em 40%.

Outra frente importante é o engajamento de funcionários e a conscientização da população para a questão da economia e reuso de água. Para isso, a Ambev usa o seu programa de voluntariado corporativo para espalhar conhecimento para além dos muros da empresa e dividi-lo com a sociedade, tanto do entorno da fábrica, como para alunos de escolas da região e, até mesmo, órgãos públicos relacionados ao setor, como a Funceme, que conheceu toda a estrutura de meio ambiente da companhia. Isso rendeu à unidade cearense o prêmio de vencedora da campanha anual corporativa para ações de preservação ambiental em 2016 e irá representar a Ambev na competição global junto às demais operações da AB Inbev no mundo.

O prêmio também foi resultado das atividades externas realizadas em comemoração ao mês do meio ambiente, que impactaram diretamente cerca de 500 pessoas das cidades de Fortaleza, Aquiraz e Horizonte. Para a campanha, a unidade adotou como ideia central o tema “Conservação de Bacia”, principalmente por estar localizada no Ceará, estado que está passando por seu 5º ano de seca.

Mobilizando os funcionários, familiares, comunidade e importantes stakeholders do setor, a Cervejaria Aquiraz realizou ações de educação ambiental, tendo como foco a ampliação da disponibilidade hídrica para outros setores, por meio da doação de rejeito e efluente tratados e provenientes da osmose reversa para criação de peixes, irrigação do solo e alimentação de gado. Além disso, a equipe interna conseguiu reduzir em 17% o consumo acumulado de água na empresa, frente ao mesmo período do ano anterior.

Além do foco em tratamento e reuso de água, outras ações ambientais também foram executadas: foi estabelecido um novo recorde de reciclagem de resíduos sólidos industriais, com a diminuição de 71% na geração de lixo comum na cervejaria, ações de incentivo à reciclagem pós-consumo e limpeza de áreas públicas.

Com o tema “360° sustentáveis: O Melhor da Sustentabilidade”, a campanha anual para realização de ações de preservação ambiental pelas cervejarias e demais unidades fabris da Ambev, realizou ao todo, mais de 170 ações dentro e fora dos muros da cervejaria, envolvendo cerca de oito mil pessoas, entre funcionários e comunidade no Brasil. O foco das ações foram as metas ambientais globais da Companhia, que juntas, visam reduzir o uso de recursos naturais e a emissão de gases prejudiciais ao meio ambiente, bem como promover iniciativas para proteção de bacias hidrográficas entre outros.

Fonte: AD2M Engenharia de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário