Total de visualizações de página

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

FETRANS realiza entrega do Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar no próximo dia 10 de agosto


Com o propósito de incentivar o investimento em projetos ambientais entre as empresas do setor, a FETRANS - Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Ceará, Piauí e Maranhão promove, juntamente com o Sest Senat Fortaleza – Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, pelo décimo quarto ano consecutivo, a entrega do Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar, no dia 10 de agosto (quarta-feira), às 16 horas, no Auditório da Unidade Sest Senat (Rua Dona Leopoldina, 1050 - Centro). A solenidade contará com a presença de diretores, empresários, personalidades do setor e colaboradores das 20 empresas de transporte de passageiros e de cargas concorrentes ao prêmio. Na oportunidade, serão apresentadas as diversas iniciativas das participantes em prol da valorização e preservação do meio ambiente.

O Prêmio busca reconhecer as empresas que mobilizam suas equipes e que investem em projetos ambientais nas suas garagens e nas comunidades onde atuam, transcendendo o aspecto econômico e mostrando à sociedade que a preocupação com a causa ambiental é algo que pode e deve ser trabalhado por todos os setores. Também na solenidade, o público presente poderá conferir ainda a apresentação do poeta, repentista e escritor Geraldo Amancio, que levará aos convidados o melhor da música regional.

Dentre as 20 empresas inscritas para o Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar versão 2016, 13 são empresas de transporte de passageiros e 07 de transporte de cargas. O período de avaliação dos veículos se deu de 1° de outubro de 2015 a 31 de maio de 2016.

Além do troféu principal às empresas vencedoras, a premiação contempla também outros reconhecimentos, como o Certificado de Qualidade Empresa 100% às empresas com frota totalmente aprovada pelo Programa Despoluir e que não tiveram nenhuma multa aplicada pelos órgãos fiscalizadores ambientais e o Troféu Destaque Ambiental, entregue a personalidades ou instituições cujas ações contribuem para um meio ambiente saudável.

Nesta edição, o homenageado com o troféu Destaque Ambiental é o médico sanitarista formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com PHD em Saúde Pública pela Universidade do Arizona (EUA) e atual prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra. Dentre os seus objetivos para a sua gestão em Fortaleza, está tornar o município mais “verde” e alavancar a sustentabilidade ambiental na capital cearense. Segundo ele, a preservação e reurbanização dos espaços verdes são fundamentais para dar mais oxigênio para os fortalezenses. Roberto Cláudio é favorável à construção de projetos como o Acquário do Ceará, destacando os efeitos econômicos e principalmente a importância do equipamento para a disseminação de educação ambiental. Também, em sua gestão, houve a implantação de 96,6km de faixas exclusivas e o sistema de Bicicletas Compartilhadas, estimando-se, com base no fluxo médio e na demanda média de cada via que recebeu sinalização de priorização para os coletivos, que aconteça uma potencial redução de334.000 toneladas de emissões de CO2 no meio ambiente.

Sobre o Despoluir

A Federação dos Transportes coordena desde 1997 o programa ambiental do transporte, o Despoluir, que tem como objetivo promover o uso racional de combustível e a redução de emissões no setor de transporte. A equipe do programa realiza inspeções veiculares periódicas nos veículos das frotas das empresas do Ceará, Piauí e Maranhão. Além de orientar sobre a qualidade do óleo diesel e realizar palestras sobre condução econômica e meio ambiente.


Prêmio Melhoria da Qualidade do Ar – Versão 2016 - Fortaleza
Local: Auditório da Unidade do Sest Senat (Rua Dona Leopoldina, 1050 - Centro)
Data: 10 de agosto (quarta-feira)
Hora: 16 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário