Total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Coema aprova mudanças em seu Regimento Interno

A partir de agora, o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) é regido por novas regras. Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (4), na sede da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), o colegiado aprovou modificações e atualizações no seu Regimento Interno. Ao todo, foram 21 mudanças no texto do documento, que contaram com o consentimento de todos os conselheiros presentes.
Uma das principais alterações diz respeito à perda direta do mandato de conselheiro para aquele que deixar de comparecer e não for representado pelo suplente em três reuniões ordinárias consecutivas ou cinco intercaladas sem prévia justificativa escrita até o início da reunião. Anteriormente, para a exclusão ser consumada o ato tinha que ser aprovado pela maioria do colegiado.

Outro ponto a se destacar é que o conselheiro mais antigo presente poderá presidir a reunião em caso de ausência do secretário do Meio Ambiente do Estado e do superintendente da Semace, presidente e secretário executivo do conselho, respectivamente. Antes, o regimento não permitia que os trabalhos fossem coordenados pelos demais conselheiros. As convocações de reuniões extraordinárias também poderão ser realizadas via e-mail, além de ofício e telegrama, como antigamente.

Resolução
A alteração da resolução do Coema nº 22 de 2015, que estava em pauta, não pôde ser votada em virtude do pedido de vistas coletivo encabeçado pela Procuradoria Geral de Justiça e a Universidade Federal do Ceará. A discussão, já de acordo com as novas regras aprovadas, voltará na próxima reunião ordinária.
A sugestão feita é que seja aberta uma exceção para a instalação de atividades ou empreendimentos de porte médio, grande ou excepcional na zona de entorno das unidades de proteção integral inseridas no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). A legislação atual só permite projetos de baixo impacto ambiental e de pequeno potencial poluidor degradador.

Por Fhilipe Augusto da Ascom da Semace

Nenhum comentário:

Postar um comentário