Total de visualizações de página

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Técnicos do BNDES elogiam modelo cearense de cadastramento rural ambiental

O Estado do Ceará é destaque entre os projetos aprovados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, para a execução do Cadastro Ambiental Rural. Em visita à Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) nesta quarta-feira (6), técnicas do banco elogiaram o modelo cearense de implantação do CAR, através da gestão feita pela superintendência. Na ocasião, as representantes informaram que o Ceará tem diferencial positivo por associar os dados fundiários com a questão ambiental. 

Para a implementação das atividades do CAR, a Semace recebeu em fevereiro desse ano aprovação de aporte financeiro de R$ 24,05 milhões junto ao BNDES. As representantes do banco Mariana Coutinho e Aline de Melo estiveram na superintendência para apresentar ao corpo técnico da autarquia o modelo de contrato e os objetivos em relação ao relatório anual de atividades a serem realizadas pela superintendência. Durante as apresentações, as reapresentantes do BNDES mostraram alguns itens relevantes e esclareceram dúvidas dos técnicos presentes. “Pretendemos conduzir bem esse projeto e de forma muito transparente. Chegamos até aqui com um resultado positivo”, avaliou o superintendente José Ricardo Araújo. 

Com a verba do BNDES, a Semace através da Diretoria Florestal realizará ações integradas para implementar o trabalho com pequenos produtores rurais, de até quatro módulos fiscais. Uma das medidas do projeto é o Plano de Comunicação que será destinado para a divulgação do cadastramento. A área de abrangência do projeto contempla nove territórios rurais, atendendo 109 municípios que foram selecionados a partir das informações do programa de regularização fundiária do Estado coordenado pelo Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace). 

Por Ana Luzia Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário