Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de junho de 2016

SCidades tem aprovada Política de Abastecimento de Água e Esgoto

A Secretaria das Cidades teve aprovado, pela Assembleia Legislativa, projeto de Lei Complementar que institui a Política Estadual de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário. A matéria aprovada informa que cerca de 850 mil pessoas dispõem da linha de esgotamento sanitário na porta de casa, mas não têm a ligação realizada. A partir do projeto de lei foram definidas diretrizes para fortalecer as políticas públicas de água e esgotamento sanitário, além das responsabilidades de cada entidade envolvida no setor, inclusive os próprios usuários.

O Ceará, por estar localizado no semiárido nordestino, enfrenta dificuldades hídricas recorrentes, cuja intensidade e periodicidade tem se agravado cada vez mais. Até o fim de janeiro de 2016, 130 reservatórios encontravam-se com volume abaixo de 30% de sua capacidade, segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Além disso, o Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS) apontou em pesquisa de 2014 que a população urbana atendida com abastecimento de água e esgotamento sanitário no Ceará é respectivamente de 81% e 32,15%.

Para melhorar este quadro, o Projeto de Lei Complementar destaca-se por fortalecer a relação entre o serviço de abastecimento de água e a gestão dos recursos hídricos, e por reforçar a atenção ao abastecimento de água e ao esgotamento sanitário nas zonas rurais. Também institui o Sistema de Informações em Saneamento Básico do Ceará e o Fundo Estadual de Saneamento, com o objetivo de definir ações importantes para o monitoramento do setor, para a execução de políticas públicas e para a tomada de decisões. A lei institui ainda o Plano Estadual de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, que dentre as diversas funções que tem, apresentará um diagnóstico do setor, projetos e procedimentos de monitoramento e avaliação sistemática.

Além da Política Estadual de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, também foram aprovados outras três Mensagens Governamentais: a Política Estadual de Resíduos Sólidos, a Política de Reúso de Água e a Política de Irrigação. O secretário de Relações Institucionais do Governo do Estado, Nelson Martins, destaca a importância das mensagens aprovadas. “O Estado entende que a água é um bem de uso comum da população e precisa de políticas voltadas para este recurso natural”, informou.

 A próxima etapa é a sanção do Governador e a posterior publicação da Lei Complementar.

Fonte: Ascom da SCidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário