Total de visualizações de página

terça-feira, 7 de junho de 2016

Prefeitura de Fortaleza promove limpeza do mar com mergulhadores

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), promoverá, nesta quarta-feira (08/06), a partir das 8 horas, no Aterrinho da Praia de Iracema, a campanha “Achados do Mar de Fortaleza”. A ação, que faz parte da Semana do Meio Ambiente 2016, consiste na coleta de resíduos no mar, cálculo do custo de recuperação ambiental dos danos causados por esses objetos no ambiente natural e exposição dos mesmos com o objetivo de conscientizar a população.

A iniciativa, que celebra o Dia Mundial dos Oceanos e o Dia Municipal do Boto-Cinza, ambos comemorados em 8 de junho, será realizada por 30 mergulhadores da ONG Mar de Fortaleza, da ONG Atlântida Mergulho e da Guarda Municipal de Fortaleza e membros do Instituto Limpa Brasil, Projeto (A)Mar e Menos 1 Lixo (ONG que desenvolveu o Achados da Guanabara - projeto carioca que iremos replicar em Fortaleza).

O trabalho será complementado por esportistas de rapel, que farão a coleta no espigão da Rua João Cordeiro, por um grupo de 50 voluntários que promoverá também a limpeza da faixa de praia, abordando de maneira educativa os banhistas, e por educadores da Seuma que conversarão sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade com os participantes do “Projeto Praia Acessível”.

Na mesma ocasião, no Hotel  Sonata, alunos da Escola Municipal Papa João XXIII, assistirão à palestra “O Boto-Cinza: Patrimônio Natural do Município de Fortaleza”, ministrada por Carol Meirelles, da ONG Aquasis. Depois, farão o percurso até a Ponte dos Ingleses, em uma aula prática sobre a limpeza e a conservação do ambiente marítimo. A ONG Tamar também irá expor réplicas de tartarugas e aquários, incentivando a proteção a este animal.

O Boto-Cinza é um pequeno golfinho de coloração cinza, que pode variar de cinza claro ao escuro, com duas faixas de coloração mais claras na lateral. Pela sua importância para o ambiente marítimo de Fortaleza foi decretado como patrimônio natural do município, por meio da Lei 9.949, de 13 de Dezembro de 2012.

Serviço
- 08/06 (quarta-feira)
Limpeza do mar, por meio de mergulho, visita ao Mirante da Ponte dos Ingleses e palestra sobre o boto-cinza
Horário: 8h
Local: Aterrinho da Praia de Iracema (em frente ao Hotel Sonata)

- 09/06 (quinta-feira)
Apresentação dos resultados de dois anos do Plano de Arborização e do Sistema de Monitoramento Ambiental Online de Fortaleza
Horário: 15 horas
Local: Paço Municipal
Rua São José, 01 - Centro

Fonte: Ascom da Seuma


Nenhum comentário:

Postar um comentário