Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de maio de 2016

Sustentabilidade - Projetos de eficiência energética da Prátil reduzem consumo de energia da Aeris Energy e do Colégio Master

A Prátil, empresa da Enel Brasil especializada na oferta de soluções em eficiência energética e energia solar no Brasil, concluiu no início deste ano três projetos de eficiência energética no Ceará: na sede da Aeris Energy, Complexo Industrial e Portuário do Pecém, e nas unidades Bezerra e Sul do Colégio Master, em Fortaleza. A iniciativa tem possibilitado a economia de energia em iluminação de cerca de 68% nos galpões de produção da fábrica Aeris e 47,2% nas contas de luz do Colégio Master. Os projetos incluem, entre outras medidas, a otimização do uso de equipamentos que mais consomem energia e mudanças na iluminação dos prédios, com instalação de lâmpadas eficientes. A Prátil já atua com projetos de eficiência energética em três estados do Brasil. Apenas no Ceará, quatro projetos estão em desenvolvimento.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco), o Brasil perde em ineficiência energética o equivalente a uma usina Belo Monte por ano (4.600 MW médios). O volume seria suficiente para abastecer 40% do consumo residencial de todo o Brasil. Projetos de eficiência energética como os desenvolvidos pela Prátil garantem a utilização correta da energia, o que é positivo para o cliente e para o setor elétrico do país. Para o consumidor final, o principal benefício está aliado à diminuição do valor das contas, resultado do uso consciente da energia. O projeto se paga com a economia gerada na fatura de energia ao longo de um período, que varia em cada caso.

Colégio Master

O projeto de eficiência energética desenvolvido pela Prátil nas sedes do Colégio Master em Fortaleza (unidades Bezerra e Sul) consistiu no levantamento do acervo de lâmpadas, estudos técnicos para instalação das lâmpadas de LED nos locais mais adequados, além da aquisição e substituição de mais de 1.500 lâmpadas. Como resultado, a instituição já registrou 47,2% de economia no valor de sua conta de luz imediatamente após a implantação das mudanças em relação aos meses anteriores. Após finalização das obras em Fortaleza, a Prátil também foi contratada pela direção do Colégio Master e realizou o serviço também na unidade de Natal (RN) da escola. A economia estimada é de 57% do consumo de energia em iluminação.

Aeris Energy

As contas de luz dos quatro galpões de produção da fábrica Aeris Energy terão 68% de redução no consumo de energia em iluminação baseado no estudo técnico de suas faturas do ultimo ano e parque fabril original. As principais alterações incluem a instalação de 364 novas luminárias, que vão impactar diretamente na qualidade do processo da empresa e bem estar dos funcionários. Além disso, as luminárias LED possuem uma vida útil muito maior em relação às atuais e garantia de cinco anos.

Sobre a Prátil

A Prátil, uma empresa da Enel, é especializada na oferta de soluções  em eficiência energética e energia solar no Brasil. Atua nas áreas de eficiência energética, infraestrutura elétrica e geração distribuída. Projetos de geração distribuída com energia solar são algumas das principais iniciativas desenvolvidas pela Prátil. Desde 2013, a empresa atua neste mercado, tendo instalado sistemas de geração distribuída em nove estados brasileiros.

Fonte: AD2M Engenharia de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário