Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Semace participará do primeiro projeto de plantio da carnaúba no Estado

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) é um dos órgãos ambientais que participará do primeiro projeto para reposição florestal do plantio de carnaúba no Estado do Ceará. É o que ficou decidido na terceira reunião do ano da Câmara Setorial Produtiva de Carnaúba, realizada na terça-feira (17), na sala de reuniões da Agência do Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece). O encontro teve como objetivo discutir assuntos relacionados à espécie símbolo do Estado do Ceará, com o intuito de promover ações para a sua preservação.

Foto ilustrativa da web
Durante a reunião foram pontuadas questões como a reposição, preservação e combate à espécies invasoras da carnaúba. Segundo o técnico da Diretoria Florestal (Diflo), Luiz Luranilson, que esteve representando a Semace na reunião da câmara setorial, a superintendência deverá atuar com ações de reposição florestal através do levantamento de espécies nativas e invasivas com ênfase na carnaúba. “Iremos também fazer o acompanhamento da limpeza do campo no município de Morrinhos”, disse o técnico da Diflo que ressalta a região com muitas ocorrências de parasitas e que a mesma se destaca por ações de combate. O próximo encontro para essas e outras discussões acontecerá no dia 8 de junho deste ano, informou Luranilson.

Na reunião, o secretário de Meio Ambiente, Artur Bruno, destacou as principais ações principais ações da coordenadoria de Biodiversidade, implementação do projeto que estimulará o plantio de espécies nativas, florestamento e reflorestamento e sua área de abrangência no rio Cocó e Pacuti, açude Pacoti, riacho Ipuçaba, entre outros.
 
Saiba mais
 
A câmara setorial da carnaúba foi constituída no dia 13 de agosto de 2008, com a finalidade de apoiar e acompanhar projetos e ações do setor, visando ao desenvolvimento sustentável do agronegócio da carnaúba no Estado do Ceará. É um órgão consultivo vinculado à Adece, composto por representantes que integram os segmentos da produção e refino, além do setor público. O técnico da Diflo, Luiz Luranilson, é titular do colegiado. 

Por Ana Luzia Brito 

Nenhum comentário:

Postar um comentário