Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de maio de 2016

Praia limpa - Abertas as inscrições para a Certificação Praia Limpa

As inscrições seguem até 1 de julho. Para participar, é preciso preencher uma ficha online, disponibilizada no site www.sema.ce.gov.br

Estão abertas e seguem até 1 de julho, as inscrições para a Certificação Ambiental Praia Limpa, ação do Governo do Estado do Ceará, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), pela lei 13.892/07. Os municípios da orla cearense devem preencher online uma ficha que está disponibilizada no site www.sema.ce.gov.br.  No portal, também é possível acessar informações sobre a metodologia e o regulamento do concurso.

 O programa busca incentivar os municípios litorâneos a protegerem suas praias a partir de uma gestão integrada da orla, concedendo selo de certificação para as cidades que inscreverem suas praias. Os locais inscritos passam por avaliação para  receber um selo de qualidade atestando as condições de higiene, limpeza, segurança e conservação exigidas pelo programa.

"Nós vamos avaliar critérios como limpeza, higiene, segurança e conservação, exigidos no programa que segue as normas estabelecidas pelo Ministério do Meio Ambiente. O objetivo da Certificação Praia Limpa é estimular o cuidado com as praias e desenvolver o turismo que é uma das grandes atividades econômicas do Estado", reforça o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno.

Outro pré-requisito para receber a Certificação Praia Limpa é a participação no Projeto Orla, uma ação do Governo Federal por meio do Ministério do Meio Ambiente, que busca o ordenamento dos espaços litorâneos sob domínio da União,  aproximando as políticas ambiental e patrimonial, com ampla articulação entre as três esferas de governo e a sociedade.

A participação dos municípios no Projeto Orla é voluntária. Dos 20 municípios com orla no Ceará, 17 estão inscritos: Barroquinha, Camocim, Jijoca de Jericoacoara, Cruz, Acaraú, Itarema, Paraipaba, Paracuru, Trairi, Cascavel, Icapuí, Beberibe, Aquiraz, Caucaia, Fortim, Aracati e Fortaleza. Os três não inscritos são: Amontada, São Gonçalo do Amarante e Itapipoca.

Fonte: Governo do Estado do CE




Nenhum comentário:

Postar um comentário