Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Ambev anuncia três cooperativas de reciclagem de SP, MG e PR que receberão investimentos de até R$ 100 mil

- Por meio do projeto Excelência AR, a cervejaria oferecerá assistência técnica e infraestrutura a essas organizações

- Nos últimos dois anos, as cooperativas já apoiadas  tiveram incremento médio de 13% em sua renda

-  No Ceará, a Ambev já apoia duas cooperativas: Associação de Agentes Ambientais Rosa Virgínia, no bairro Vila Pery e Sociedade Comunitária de Lixo do Pirambu (Socrelp)

São Paulo, 13 de maio de 2016 – Reconhecida por sua gestão inovadora, a Ambev contribui para o aumento da reciclagem no país ao emprestar seu conhecimento para profissionalizar as organizações de catadores do país. A cervejaria anuncia hoje (13), em comemoração ao Dia Mundial da Reciclagem (17/5), as cooperativas com boas práticas selecionadas no projeto Excelência AR que receberão até R$ 100 mil em investimentos, além de um ano de assistência técnica da companhia. São elas: COOPERT (de Itaúna, Minas Gerais), COOPER REGIÃO (de Londrina, Paraná) e ASCORSI (Itapira, São Paulo).

Realizado em parceria com o Movimento Nacional dos Catadores (MNCR), o Excelência AR identificou as cooperativas brasileiras com modelos bem sucedidos em gestão cooperativista e operação de sistemas de coleta, segregação e valorização de materiais recicláveis. 

“Na Ambev temos o sonho de unir as pessoas por um mundo melhor. Sabemos que ao emprestar nossos conhecimentos em gestão para profissionalizar as cooperativas de catadores contribuímos para o aumento da reciclagem no país e na geração de renda dos catadores”, afirma Simone Veltri, gerente de relações socioambientais da Ambev. “É muito gratificante comemorar o Dia Mundial da Reciclagem com o anúncio das cooperativas selecionadas pelo Excelência Ambev Recicla”, completa a executiva. "É emocionante. Esse é o reconhecimento do nosso trabalho. É a certeza de que estamos no caminho certo. Muito obrigada, Ambev. Estamos sonhando o mesmo sonho", comemora Verônica Cardoso Costa de Sousa, diretora financeira da COOPER REGIÃO.

A iniciativa faz parte da plataforma Ambev Recicla, estruturada em 2011 com o objetivo de estimular o descarte correto e a reciclagem de embalagens pós-consumo por meio de ações educativas e construção de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), além de investir em inovação de embalagens sustentáveis. 

Nos dois últimos anos, as cooperativas apoiadas pelo programa tiveram um incremento médio de 13% em sua renda. Só em 2015, quase 60% das cooperativas conquistaram um rendimento superior ao salário mínimo e 73% alcançaram um ganho maior do  que a média do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

O Excelência AR é baseado no Programa de Excelência para Cooperativas de Reciclagem (PEX-R), uma ferramenta desenvolvida pela cervejaria para orientar e ajudar na melhora da gestão financeira, operacional e de pessoas das cooperativas

Sobre o Programa Ambev Recicla
Em linha com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o Ambev Recicla é uma plataforma que reúne as iniciativas da companhia voltadas ao descarte correto e à reciclagem de embalagens pós-consumo. O programa beneficia consumidores, cooperativas, sociedade e meio ambiente. Criado em 2011, o Ambev Recicla reestruturou todas as ações de reciclagem que a Ambev já realizava desde 1985. Hoje, os projetos se dividem em cinco eixos de atuação: (1) educação ambiental, (2) apoio às cooperativas, (3) pontos de entrega voluntária (PEVs) de resíduos, (4) fomento ao movimento reciclagem e (5) embalagens sustentáveis. Atualmente, o Ambev Recicla contribui para o desenvolvimento de cooperativas em diversos estados do país por meio de melhorias na gestão e infraestrutura e doação de equipamentos e facilita o acesso à indústria recicladora,  visando o aumento na geração de renda dos catadores. O Ambev Recicla também é responsável pelo desenvolvimento da primeira embalagem PET 100% reciclada do Brasil: a garrafa de Guaraná Antarctica 2 litros.

Fonte: AD2M Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário