Total de visualizações de página

terça-feira, 19 de abril de 2016

Cresce o número de ligações ao Disque Natureza da Semace


De janeiro a março deste ano, o serviço Disque Natureza, de recepção de denúncias de crimes ambientais da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), recebeu 727 chamadas, o melhor resultado no trimestre dos últimos três anos. Foram 262 chamadas a mais que no mesmo período de 2015 e 133 a mais em relação ao ano anterior. O acumulado deste ano corresponde a 242 ligação recebidas em média por mês, ou 8,6 por dia. Mantida a média, até o fim do ano, serão 2.908 chamadas, marca nunca antes atingida pelo serviço.

Parte das chamadas – cerca de 20%  – são acolhidas como denúncia e encaminhadas ao setor de Fiscalização da Semace, que vai ao local verificar o caso e aplicar as medidas punitivas cabíveis. No trimestre, foram contadas 147 denúncias, frente às 109 de 2015 e às 127 do ano anterior. As demais chamadas não foram enquadradas como denúncia à autarquia, por não se referirem a crime ambiental ou por serem da competência do órgão de meio ambiente do município (em Fortaleza, a Seuma) ou da União (Ibama).

O Disque Natureza é um serviço inteiramente gratuito da Semace, que recebe denúncias em relação aos crimes ambientais relacionados aos rios, às dunas, às floresta e às áreas que também são protegidas por lei, como a serra de Guaramiranga e a praia de Jericoacoara. A comunicação fácil dá ao cidadão a condição de ser um fiscal permanente da natureza, em qualquer lugar onde possa haver uma ameaça ou um dano ambiental.O lançamento de efluentes domésticos ou industriais, a construção ao longo do litoral e corte ou queimada de mata nativa estão entre as denúncias mais comuns.

Por Alberto Perdigão da Ascom da Semace

Nenhum comentário:

Postar um comentário