Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de março de 2016

Semace avalia projeto de mapeamento da zona costeira e UCs costeiras do Estado


A reestruturação e atualização do Mapeamento do Zoneamento Ecológico Econômico do Ceará – zona costeira e unidades de conservação costeiras está em fase final de avaliação por parte da comissão técnica da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Esta semana ocorreram reuniões de análise do mapeamento de potencialidades de uso de 23 municípios inseridos na zona costeira do Estado. “Com essas informações será possível saber se uma determinada região comporta ou não um determinado empreendimento”, disse o diretor de licenciamento da Superintendência, Lincoln Davi.

O mapeamento tem como objetivo obter maior grau de precisão para o posicionamento cartográfico das unidades geoambientais da zona costeira do Estado. Elaborado pela empresa Geoambiente, o material vem sendo analisado e avaliado desde 2015 pela comissão técnica da Semace. Os técnicos companharam os trabalhos de campo realizados no ano passado e mantêm contato frequente com a empresa contratada, realizando reuniões e teleconferências. 

A gerente de fiscalização, Carolina Braga, acredita que “É fundamental o controle de qualidade dos produtos para garantir o cumprimento dos objetivos do projeto. Nessa semana avaliamos o mapeamento de potencialidades de uso. Os resultados desse projeto proporcionarão maior suporte técnico à autarquia na execução de suas atividades de fiscalização, licenciamento e monitoramento ambiental”. O prazo final para execução dos trabalhos é abril de 2016.

“A ideia é que a Semace divulgue esse mapeamento ainda esse semestre para que, não apenas o Poder Público, mas qualquer cidadão possa fazer consulta online dessa importante base de dados”, afirmou Carolina. “O produto final também servirá para dar suporte aos órgãos que trabalham com turismo, pesca, infraestrutura dentre outros”, observou Lincoln Davi, fazendo referência à utilidade do mapa que tem escala de 1:10.000.

A comissão técnica da Semace, instituída pela Portaria nº 095 de 2015 da Superintendência para acompanhar e avaliar os produtos apresentados pela empresa contratada, é composta pelos técnicos Carolina Braga e Elizete Santos (Diretoria de Fiscalização) e Lincoln Davi e Heury Fernandes (Diretoria de Controle e Proteção Ambiental).

Nenhum comentário:

Postar um comentário