Total de visualizações de página

sexta-feira, 18 de março de 2016

SEMA lança Plano de Reflorestamento na Festa Anual das Árvores

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) promove neste domingo (20/03), no Parque do Cocó, a partir das 8h, a Festa Anual das Árvores. Será lançado o Plano Estadual de Florestamento e Reflorestamento, dentro do Programa Ceará Mais Verde, promovido pelo Governo do Estado, contendo ações estratégicas para a redução do desmatamento. Serão inaugurados 11 novos equipamentos no Parque Estadual do Cocó, inclusive o retorno da navegabilidade pelo rio. Estarão presentes o governador Camilo Santana, o prefeito Roberto Cláudio, o secretário do Meio Ambiente Artur Bruno e várias autoridades. A Festa Anual das Árvores terá atividades, com apoio da SEMA, em 45 municípios (clique aqui e veja a programação).

O Projeto de Florestamento e Reflorestamento abrangerá áreas no entorno das nascentes, da mata ciliar e de topos de morros (APPs), localizados nas bacias hidrográficas do Estado. As primeiras localidades contempladas serão o rio Cocó (Região Metropolitana de Fortaleza), açude Pacoti-Riachão, riacho Ipuçaba (Ipu), rio Pacoti (Serra de Baturité) e açude São José II (Piquet Carneiro). Na oportunidade, também será realizada a assinatura de termoS de cooperação entre SEMA, Fiec e Fecomércio, para viabilizar ações, programas e projetos voltados para o florestamento e reflorestamento no Estado do Ceará.

O Ceará conta com 11 viveiros de mudas - nove viveiros foram cedidos a municípios do interior do estado. Dois estão funcionando plenamente no Parque Estadual Botânico, em Caucaia e na Apa da Serra de Baturité com capacidade de produção de 40 mil mudas (cada) anualmente. Serão criados três novos viveiros: Parque do Cocó, Apa da Bica do Ipu e Parque Estadual Sítio Fundão, no Crato. O objetivo a chegar à produção de quase um milhão de mudas anuais até 2019.

INAUGURAÇÕES NO PARQUE DO COCÓ

O novo calçadão do Parque do Cocó, com 1.200 metros, conta agora com sinalização e iluminação para caminhadas e cooper. Será inaugurado o Cine Cocó, com 80 lugares, voltado para palestras, encontros e simpósios sobre educação ambiental.

Cadeirantes e deficientes visuais serão beneficiados com a inauguração da rampa de acessibilidade, de 200 metros (piso podotátil). As trilhas e pontes serão revitalizadas, com sinalização educativa e informativa para os usuários do Parque do Cocó. As principais árvores nativas e exóticas serão identificadas em pedras cariri.

A volta da navegabilidade é um dos atrativos. Acontecerá a inauguração dos passeios de barcos, saindo da ponte da avenida Sebastião de Abreu até a Santana Júnior. Já o novo parquinho voltado para público menor de 12 anos estará em pleno funcionamento no domingo. Será inaugurado, também, o novo paisagismo no entorno do anfiteatro.

Parceria com 45 municípios

A Festa Anual das Árvores será realizada em Fortaleza e noutros 44 municípios que fecharam parceria com a Secretaria do Meio Ambiente. A data, instituída pelo presidente da República, o cearense Castelo Branco, é comemorada anualmente, na última semana do mês de março, coincidindo com o período chuvoso no Nordeste, em parceria com os municípios cearenses, ONGs, universidades, escolas e entidades privadas.

“Considerando que o desmatamento é um dos principais problemas ambientais em nosso Estado e que o Ceará vive o período de uma das piores secas da história, o tema central do evento será a Mata Ciliar”, como explica o secretário Artur Bruno. O Governo do Estado, através da SEMA, apoia a Festa com a doação de material educativo, distribuição de mudas nativas e disponibilização de técnicos para apoiar as ações municipais.

PROGRAMAÇÃO

Abertura (apresentação artística, fala das autoridades, plantio simbólico, descerramento de placa alusiva a inauguração dos equipamentos e passeio de barco)

Lançamento do Projeto Estadual de Florestamento, Reflorestamento e Educação Ambiental;

Assinatura da mensagem de encaminhamento da Lei Estadual de Incentivo ao Cultivo de Espécies Vegetais Nativas;

Assinatura de Termos de Cooperação da SEMA com Fecomércio e Fiec;

    Inauguração de equipamentos no Parque Estadual do Cocó:

    Cine Cocó

    Acessibilidade

    Placas de Identificação das Espécies Vegetais

    Exposição fotográfica das UCs Estaduais;

 Lançamento da navegabilidade em trecho do Rio Cocó.

Atividades desenvolvidas pelos parceiros na ocasião:

Casa Civil do Estado – Ações com foco no Combate ao Aedes Aegypti

    Casa Cenário;

    Fantoches do Aedes;

    Jogo da Dengue

SEMACE

    Apresentação do Coral Verdes Vozes;


CAGECE

    Oficina de RECICLOCIDADE (Confecção de vasos de plantas de PET);

    Teatro de Fantoches;

    Bonecos (Pingo e Gota)

    Distribuição de Água de beber.


PREFEITURA DE FORTALEZA

    Distribuição de Mudas;

     Apoio no Estande da SEMA de segunda-feira a quarta-feira com distribuição de mudas e material educativo.


EMBAIXADA MUNDIAL DOS ATIVISTAS PELA PAZ

    Atividades lúdicas com palhaços;

    Exposição de reuso de pneus.


INCRA

    Distribuição de material educativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário