Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

SCidades, Ministério Público e CNBB se unem em torno da causa do saneamento


A Secretaria das Cidades se reuniu com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Ministério Público do Estado do Ceará para tratar sobre a campanha da fraternidade deste ano, cujo tema é “A Casa Comum, nossa responsabilidade”, que aborda a problemática do saneamento básico no Brasil.

Durante a reunião, além do coordenador da área de saneamento da SCidades, Alceu Galvão, também estiveram presentes o bispo emérito de Limoeiro do Norte, Dom Edmilson Cruz, o secretário da Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP-CE) da CNBB, Cláudio Régis Quixadá, o arcebispo de Fortaleza e presidente da Regional Nordeste 1 da CNBB, Dom José Antônio Aparecido Tosi, o procurador-geral de Justiça, Plácido Rios, a vice-procuradora-geral de Justiça, Vanja Fontenele, a coordenadora do CAOMACE, Jacqueline Faustino, o secretário-geral da PGJ, Haley de Carvalho Filho, e o assessor Institucional da PGJ, João de Deus Duarte.

Na ocasião, foram apresentados números sobre a situação do saneamento básico do Ceará que revelam o impacto da falta do tratamento adequado dos resíduos sólidos e esgoto para a saúde da população. Segundo Alceu Galvão, 68% das internações em hospitais públicos se deve ao despejo inadequado dos dejetos. Alceu ainda pontuou que 320 mil domicílios cearenses possuem rede de esgoto na porta de casa, porém não estão interligados ao sistema. "São quase 1,2 milhão de cearenses que tem esgoto, mas não estão interligados. Barbalha, por exemplo, era para ser 100% saneada, mas só 25% da população fez a ligação e o esgoto continua correndo a céu aberto",afirmou.

O encontro foi importante para definir uma agenda de iniciativas para o combate da problemática no Ceará. Ficou acertado que a Secretaria das Cidades atuará em parceria com as duas instituições no sentido de sensibilizar a população para o despejo correto de seus resíduos. A SCidades deverá fornecer a lista de domicílios em Fortaleza que não estão interligados à rede para que a mesma seja entregue em cada paróquia da Capital e aja o apoio dos padres e das comunidades de base na sensibilização dos fiéis. Também ficou acordado uma nova reunião entre os órgãos para que sejam elaboradas ações nas dioceses do interior com o objetivo de ampliar os índices de imóveis conectados ao sistema. A reunião deve ocorrer na próxima semana.

Para o caso específico do município de Barbalha, o Ministério Público do Estado do Ceará deverá realizar uma ação onde todos os usuários não interligados serão chamados para prestar esclarecimentos sobre a situação.

Para Plácido Rios a iniciativa das Igrejas Cristãs tem sua importância na medida em que alerta a sociedade para um problema grave, que afeta milhões de brasileiros e o meio ambiente. "A falta de saneamento básico é algo sério, principalmente para a população mais desassistida do nosso estado, por causar graves doenças. Parabenizo por essa inspiração de focar em um problema tão grave. Certamente haverá uma mudança na forma como esse tema será tratado", destacou o PGJ-CE. "O que fere a fraternidade? Fere a fraternidade a falta de uma vida digna, por isso a necessidade de tratar sobre esse problema", explicou Dom José Antonio, acrescentando que o objetivo da campanha é fortalecer o empenho por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro da "Casa Comum" que é o planeta Terra.

Fonte: Ascom SCidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário