Total de visualizações de página

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Reciclando Atitudes - Prefeitura de Fortaleza já coletou 150 mil litros de óleo

imagem ilustrativa da web

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), já viabilizou, neste ano, a entrega de 150 mil litros de Óleos e Gorduras Residuais (OGR) para a Rede e a Cooperativa de Catadores, que congrega 14 associações na Região Metropolitana de Fortaleza. O número significa um incremento de 27%, quando comparado ao total recolhido em todo o ano passado.

O OGR coletado pela Prefeitura de Fortaleza é beneficiado na Usina de Pré-Tratamento do Centro de Triagem do Bonsucesso, equipamento mantido pelo poder público municipal. Os catadores que atuam no local limpam e equilibram o PH do material que é, então, vendido e encaminhado à Usina de Biodiesel em Quixadá. A renda é toda revertida para os profissionais da reciclagem.

De 2014 a 2015, a Prefeitura avançou, em parceria com a Rede de Catadores e a sociedade civil organizada, na logística de recolhimento do OGR em estabelecimentos comercais que quisessem doá-lo, o que levou ao número de 160 empreendimentos entregando este tipo de resíduo, entre lanchonetes, restaurantes, etc. Além disso, a instituição da Política Municipal de Resíduos Sólidos, com uma legislação que apoiou mudanças nas exigências à coleta para o setor empresarial, contribuiu para este aumento.

“Seguindo a diretriz recomendada pelo prefeito Roberto Cláudio, os Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) aprovados pela Seuma agora exigem a destinação adequada do OGR já descrita no documento apresentado pelo empreendedor, colocando empresários diretamente em contato com as associações de catadores”, explica Águeda Muniz, titular da Seuma.

A iniciativa faz parte do Programa Reciclando Atitudes, cujo objetivo é promover processos de reciclagem com a inclusão dos catadores, incentivar a coleta adequada de resíduos e garantir a manutenção da qualidade ambiental e processos sustentáveis de reciclagem, observando os aspectos ambiental, social, econômico e energético. Com isso, a iniciativa colabora para a efetivação de uma Cidade sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário