Total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Projeto Diálogos Urbanos aborda o tema “Agroecologia urbana e direito a cidade”


agroecologia

Na próxima quinta-feira, 10 de dezembro, das 18h às 21h, acontece no Paço Municipal de Acarape/CE (antiga Estação Ferroviária), mais uma edição do Diálogos Urbanos, que irá abordar o tema “Agroecologia e direito a cidade”.

O evento, aberto à comunidade acadêmica, os gestores e técnicos municipais e a sociedade civil do Maciço de Baturité, é promovido por meio de uma parceria entre o Projeto Diálogos Urbanos e o Programa SEMEAR alimentos e ideias. Conta também com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex).

“Ao trazer para a cidade o debate sobre Agroecologia, pretende-se focar dois temas principais: alimentação e resíduos sólidos (lixo). Trata-se de discutir questões como: eu cuido da cidade? Meu comportamento contribui para uma cidade limpa ou suja? Eu produzo lixo? O que eu faço com o lixo que eu produzo? Meu comportamento com o lixo contribui para uma cidade limpa e saudável?”, explica Eduardo Machado, prof. do Instituto de Humanidades e Letras (IHL) e um dos organizadores do evento.

Quiintal
Segundo Eduardo Machado, “será também discutida a importância dos quintais como espaço de produção de alimentos e plantas medicinais e sua relação com o direito a cidade. O que eu planto no meu quintal? Podemos ter uma cidade diferente? Alguém planta plantas medicinais, legumes, verduras? Ou fruteiras? Há terras onde isso pode ser feito?”

Para tanto, será formada uma Mesa Redonda com a participação de Alessandro Nunes, da Cáritas Regional/CE; Anna Erika Lima, Profa. do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia/Baturité; e Iram Pereira, militante ambientalista. 

Ainda como parte da programação, o Programa Semear lançará o “Selo Amigo Semeador”, que incentivará os agentes urbanos de Acarape – pessoas, famílias, agentes públicos ou privados – a doar o lixo reciclável para os catadores de resíduos sólidos, reduzindo o volume de lixo nas ruas da cidade, que é enviada para os lixões.

Sobre o projeto

O Projeto Diálogos Urbanos mensalmente dialoga sobre temas importantes para a cidade e o urbano, buscando contribuir para que cada pessoa possa refletir sobre seus valores e práticas, trazendo convidados que detêm conhecimentos e experiências importantes na área.

O Programa de extensão “Semear alimentos e ideias: colher saúde e desenvolvimento” desenvolve ações nos municípios de Acarape e Redenção na área de alimentação saudável e produção sustentável de alimentos, educação ambiental e limpeza urbana.

Fonte e fotos: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário