Total de visualizações de página

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Prêmio do Instituto Chico Mendes é concedido à Cerâmica Assunção pelo segundo ano consecutivo

Lourival Assunção Tavares e sua filha Aline
A indústria cearense, Cerâmica Assunção, do Grupo Tavares recebeu o prêmio de Gestão Sócio-Ambiental 2015 do Instituto Chico Mendes pelo segundo ano consecutivo. O prêmio foi recebido pelo sócio-presidente do grupo, Lourival Assunção Tavares e sua filha Aline, em solenidade que aconteceu em São Paulo, no dia 24 de novembro 2015, no Clube Sírio.

A agraciação foi concedida como a primeira do Instituto Chico Mendes para uma indústria de cerâmica vermelha no Brasil desde 2014, pelo fato da Cerâmica Assunção substituir a lenha nativa por Biomassa, na geração de energia térmica, na produção do produto fim.

Pode ser considerado biomassa todo recurso renovável que provêm de matéria orgânica tendo por objetivo principal a produção de energia. A biomassa é uma forma indireta de aproveitamento da luz solar: ocorre a conversão da radiação solar em energia química por meio da fotossíntese, base dos processos biológicos de todos os seres vivos. Uma de suas principais vantagens é que seu aproveitamento pode ser feito diretamente, por meio da combustão em fornos, caldeiras, para que seja aumentada a eficiência e sejam reduzidos os impactos socioambientais no processo de sua produção.

O Brasil, por possuir condições naturais e geográficas favoráveis à produção de biomassa, pode assumir posição de destaque no cenário mundial na produção e no uso como recurso energético.

Grupo Tavares

A história do Grupo Tavares se inicia na década de 1950 às margens do rio Pacoti, onde diversas famílias amassavam o barro e produziam produtos cerâmicos, principalmente telhas, utilizando pequenos fornos existentes. Entre estes produtores estava Raimundo Nonato Tavares, que na época produzia telhas do tipo macho – fêmea e manilhas. Com o aumento da demanda, foi necessária a construção de fornos maiores para a produção de mais produtos (além de telhas, manilhas e tijolos comuns). Durante vários anos, a família Tavares produziu e comercializou produtos cerâmicos para Fortaleza e diversas regiões do Ceará, adquirindo a experiência e o conhecimento necessário para o futuro.

No início da década de 1970, o mercado já apresentava sinais de modernização, quando surgiu a oportunidade de montar uma cerâmica com maquinário e forno contínuo (Hoffman), através de um financiamento. Assim foi erguida a primeira cerâmica e o nome não poderia ser outro: Cerâmica Tavares, hoje Cerâmica Assunção. Já em 1974, saiu a primeira carrada de tijolos furados do Grupo Tavares.

Com muita dedicação e comprometimento, o Grupo foi crescendo com a construção de novas unidades produtivas, expansões e aquisições. Em seus 41  anos de história, o Grupo vem se consolidando como um dos maiores grupos produtores de cerâmica vermelha do Brasil.

Contando hoje com vinte e uma unidades produtivas distribuídas nas cidades de Aquiraz (12), São Gonçalo do Amarante (03), Itaitinga (03), Caucaia (02) e Horizonte (01), gerando mais de mil e duzentos empregos diretos e quase mil indiretos.

O Grupo conta com um portfólio ativo de mais de sessenta produtos entre blocos de vedação (tijolos furados), blocos estruturais, lajes, combogós, PM’s, tijolos refratários e laminados. Tem uma capacidade produtiva mensal de mais de vinte e dois milhões de peças (22.000 milheiros) ou aproximadamente sessenta milhões de toneladas de argila, realizando o sonho da casa própria para milhares de pessoas no Ceará e estados vizinhos.


Instituto Chico Mendes


Fundado em 2004, o Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes, tem por objetivo desenvolver ações que contribuam com a conservação e a proteção ambiental, promoção humana e inclusão social, por intermédio de geração de renda, difusão de técnicas e conhecimentos, eventos, pesquisas e projetos de ação. Seu embasamento ideológico interpreta o homem como o agente transformador capaz de promover avanços ou retrocessos quanto a qualidade ambiental a ser herdada pelas futuras gerações.

Criado elevando o nome de Francisco Alves Mendes Filho (1944 – 1988) brasileiro, seringueiro da Amazônia,  lembrado internacionalmente como um homem símbolo de resistência heróica frente as degradações ambientais.

Destaque Nacional entre as Organizações Não Governamentais realmente comprometidas com as causas socioambientais, o Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes, tem atuado de diversas maneiras para promover a  mudança de conceitos e posturas na sociedade brasileira, visando a justiça social e o equilíbrio ambiental com  o respeito à vida em todas as suas manifestações!

Elevando o nome do Herói brasileiro, símbolo da luta pela sustentabilidade, o Instituto Chico Mendes apresenta regionalizadas, mantendo de maneira pró-ativa e organizada, uma rede de colaboradores que auxiliam de maneira criativa e articulada na operacionalização e viabilização de diversos programas, dentre eles: Ações de mobilização como plantios, excursões, campanhas, mutirões de limpeza, participação em audiências e em Conselhos de Meio Ambiente nas diferentes esferas; Ações de pesquisa e informação através da publicação de revistas, periódicos, folders, livros e arquivos digitais; Ações de gestão ambiental por intermédio de consultorias, co-gestão de empreendimentos, planos de manejo, conservação de áreas naturais, auditorias e certificações, inventários e compensações de carbono, balanços socioambientais, programas de educação ambiental e a realização do renomado Prêmio de Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes.



*Com informações de Mariza Quixadá/Assessoria de Imprensa do Grupo Tavares


Nenhum comentário:

Postar um comentário