Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Nova adutora vai garantir o abastecimento de água em Independência


O governador Camilo Santana comanda a inauguração nesta quinta-feira (31). O município do Sertão de Crateús, umas das áreas mais secas do Estado, receberá águas do Açude Jaburu II.

O governador Camilo Santana inaugura, nesta quinta-feira (31), a Adutora de Montagem Rápida (AMR) que garantirá o abastecimento de água da sede urbana de Independência, município situado nos Sertões de Crateús. A obra faz parte do pacote de quatro adutoras contratadas por meio de leilão reverso presidido pelo próprio governador em meados deste ano. Também receberão abastecimento com AMRs os municípios de Ibicuitinga, Arneiroz e Quixeramobim. Destas, a primeira já está em fase de testes e as duas últimas têm conclusão prevista para fins do próximo mês de janeiro. A solenidade de inauguração em Independência está prevista para as 9h30.

São 27,6 quilômetros de tubos que levam água do Açude Jaburu II para as torneiras das residências dos quase 20 mil moradores de Independência. O equipamento já está funcionando em operação assistida. O investimento total da obra foi de R$ 7,4 milhões (recursos do Ministério da Integração Nacional, repassados por meio de convênio com a Defesa Civil do Estado). A Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) supervisionou as obras da adutora, que estiveram a cargo da Construtora S&V.


Outras adutoras

Além da AMR que abastecerá a sede municipal de Independência, outras obras de abastecimento estão em fase de conclusão. Dentre elas, destacam-se a adutora que levará água do Açude Pedras Brancas para Quixeramobim. São 60,1 quilômetros com previsão para conclusão em janeiro. Em Arneiroz, nos Sertões dos Inhamuns, a adutora percorrerá 10,6 km para transportar a água do Açude Arneiroz II para a sede do município. Já Ibicuitinga será abastecida por meio do Eixão das Águas (que leva água do Castanhão para Fortaleza e Região Metropolitana), com tubulação de 27 km de extensão.

Outra adutora em obras levará água do Açude Ubaldinho para sede urbana do município de Cedro, no Centro Sul do Estado. A Adutora de Alto Santo já está concluída e aguarda apenas a ligação da energia por parte da Companhia Energética do Ceará (Coelce).


Por Henrique Silvestre, da Ascom da SRH.

Nenhum comentário:

Postar um comentário