Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Sindiverde e Câmara Setorial apresentam primeiro planejamento estratégico do setor da Reciclagem em reunião na FIEC

Trezentas empresas de reciclagem no Ceará movimentam anualmente R$ 600 milhões de reais. A maioria, em torno de 97% são micro e pequenas empresas, e geram 4 mil empregos. Porém, só aproveitam 25% dos resíduos sólidos. 55% desses resídios sólidos têm destinação errada no Ceará. Ou seja, existe um grande potencial de negócios a ser explorado e investido no setor de reciclagem no Estado. A fim de gerar novos negócios e gerar mais renda e emprego no Ceará, a Câmara Setorial de Reciclagem na Adece, com apoio do Sistema FIEC, do Sindverde, com o patrocínio do Sebrae, finalizou agenda com o planejamento estratégico do setor no Ceará. Detalhes do documento foram apresentados em reunião na última sexta-feira, 20/11, na sede da FIEC, em Fortaleza. 

Pelo consultor Francílio Dourado, com a presença da secretária de Desenvolvimento Econômico do Ceará, Nicolle Barbosa, e de membros da Câmara, entre eles, o presidente do Sindiverde, Marcos Albuquerque. O consultor mostrou números do setor no Brasil e no Ceará e listou as forças, fraquezas que possam se transformar em oportunidades. O objetivo é alcançar um novo patamar de competitividade do setor de reciclagem o Estado. Além da agenda, o Sindverde espera contribuir ainda mais com o ramo no Ceará com a conclusão  do censo setorial até o início de 2016.

De acordo com a presidente da Câmara Setorial da Reciclagem do Ceará, Lyvia Kirov, a agenda é o sonho realizado por todos e vai ser o primeiro planejamento do setor no Estado. " É um presente e vamos colocar o setor de reciclagem para crescer", comemora.

A secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Nicolle Barbosa, fez questão de vir acompanhar a apresentação da agenda e esclareceu que esse é o sexto planejamento estratégico setorial feito na sua gestão à frente da Adece. Disse que o Estado recebe a agenda com muita alegria e comprometeu-se em ajudar. Revelou que existe um grupo de trabalho e ação sobre o assunto reciclagem e que promete potencializá-lo a partir de 2016. "Fico empolgada quando vejo o planejamento estratégico de um setor. É uma maneira de conhecer bem esse ramo e saber como desenvolvê-lo. O de Reciclagem está na crista da onda sobretudo com relação ao aproveitamento dos resíduos sólidos. Para mim, ainda é um tema novo", ressalta.

O Sistema FIEC, o Sindiverde e o Sunduscon Ceará compõem a Câmara Setorial de Reciclagem da Adece.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário