Total de visualizações de página

domingo, 29 de novembro de 2015

Rota do Café Verde revela roteiro da cafeicultura sustentável cearense no Maciço de Baturité

Museu Ferroviário de Baturité
Uma trilha que desmitifica e valoriza a verdadeira história de uma região serrana, visando o reconhecimento da cultura sustentável do café no estado do Ceará. Com essa premissa é possível definir um pouco sobre a Rota do Café Verde, um tour pelos principais pontos de produção do café sustentável no Maciço de Baturité.  

O projeto Café Verde foi desenvolvido pelo Sebrae Ceará, em parceria com as Prefeituras Municipais de Baturité, Mulungu, Guaramiranga e Pacoti. Na ocasião, o programa levou neste sábado (28/11) jornalistas e formadores de opinião para conhecer os equipamentos que integram o roteiro, dentre eles: o Museu Ferroviário de Baturité, Hotel Colonial, Mosteiro dos Jesuítas, Sitio São Roque, Pousada Le Rêve, Sitio São Luís e a cafeteria e cocholateria Chocoberry (Gota de Chocolate).

O superintendente do Sebrae Joaquim Cartaxo
Questionado sobre a elaboração da programação sustentável voltada para a biodiversidade do Maciço, o superintendente do Sebrae, Joaquim Cartaxo, ressaltou que uma das políticas disseminadas pela entidade é a sustentabilidade. “A Rota do Café é um projeto que está inserido dentro dessas políticas, da economia verde, e também inserido como uma contribuição para o desenvolvimento territorial da região, em especial, dos quatro municípios que participam da rota”, explicou.

A trilha é comtemplada por diversidade de destinos, com uma rica biodiversidade composta por mata atlântica e a produção de café de sombra, modo ecologicamente correto.


O blog Coluna Eco News, através de sua editora Ana Luzia Brito, teve a oportunidade de conferir o roteiro e indica aos seus leitores uma visita ao Maciço de Baturité, no intuito de valorizar e disseminar a cultura sustentável da produção do café, e principalmente, de preservar os recursos naturais daquela região. 



Café produzido pelo Mosteiro dos Jesuitas pronto para consumo.


Mosteiro dos Jesuítas (parte interna)

Mosteiro

Registro de jornalistas na entrada do Mosteiro dos Jesuítas




O proprietário do Sitio São Roque, Gerardo Farias, mostrando máquina de moer café em funcionamento. 



Ana Luzia Brito com família Farias do Sitio São Roque 

Nenhum comentário:

Postar um comentário