Total de visualizações de página

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Programa Jovem Sustentável incentiva o fortalecimento da cultura local

O mês de outubro foi um mês de muitas realizações e descobertas para 82 jovens inscritos no programa “Jovem Sustentável – Cidadania Digital”, desenvolvido pela Fundação Alphaville e aplicado na cidade em parceria com a Prefeitura Municipal de Eusébio. O programa, dividido em módulos que envolvem sustentabilidade e informática, finalizou no último mês, o módulo referente às artes e culturas locais. Os alunos realizaram visitas às exposições “A palavra e o traço”, “Sobre naturezas sob naturezas” e “Vaqueiros”, a fim de fortalecer as raízes locais dos educandos.

“Nosso objetivo com o módulo é despertar nos jovens outros interesses voltados à apreciação das artes e culturas locais, permitindo-os refletir sobre as origens de seu povo. As visitas às exposições foram essenciais para a conclusão do módulo de artes, pois permitiu uma aproximação com essas manifestações culturais, fortalecendo a identidade local de pertencimento dos educandos”, conta Fernanda Toledo, gerente de Sustentabilidade da Fundação Alphaville.

O projeto “Jovem Sustentável – Cidadania Digital” é um dos principais programas de sustentabilidade do Brasil, reconhecido por auxiliar na inclusão digital de jovens a partir da sustentabilidade integral, tornando-os cidadãos mais críticos e atuantes na comunidade em que vivem e apoiando sua inserção no mercado de trabalho. O curso gratuito, com duração mínima de quatro meses, possui carga horária de 80 horas, divididas, dinamicamente, entre os seis módulos trabalhados: informática, sustentabilidade, ambiental, social, arte/cultura e educomunicação.

 “A visita ao centro Dragão do Mar foi muito proveitosa, pois tive a oportunidade de aprender mais sobre as pessoas e coisas do nosso estado, sobre a cultura cearense. Foi importante para acrescentar conhecimento da vida, e bagagens que me enriquecerão como pessoa”, relata Vadenilson Cavalcante, um dos estudantes do programa.

Sobre a Fundação Alphaville

A Fundação Alphaville nasceu em 2000, com o desafio de provocar transformações reais e profundas na sociedade. Presente em 22 estados brasileiros, a instituição trabalha com base na identificação do potencial e dos interesses de cada comunidade, apoiando o desenvolvimento das vocações locais e fortalecendo sua atuação através dos pilares da sustentabilidade. Em 15 anos de trabalho, a Fundação já beneficiou mais de 180 mil pessoas, por meio de seus mais de 100 projetos. Saiba mais em www.fundacaoalphaville.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário