Total de visualizações de página

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Encontro Intercontinental sobre a Natureza 2015 reúne profissionais ligados ao meio ambiente em Fortaleza

Impulsionado pela atual situação hídrica que passa o país e pelo colapso causado pela falta da água nos municípios cearenses, o Instituto Hidroambiental Águas do Brasil (IHAB) realiza, entre os dias 21 a 25 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará, VII edição do Encontro Intercontinental sobre a Natureza - O2.

A Seca está entre os principais assuntos em discussão no evento, já que a situação atual de todos os açudes do Ceará é a de menor reserva hídrica da década, segundo dados da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh). Dos 139 açudes cearenses, 90% estão com o nível de armazenamento na casa dos 30% ou menos. Alguns, tidos como ícones na história do abastecimento de água no Ceará, como o Castanhão, detém apenas 13% da capacidade.

Em busca de soluções práticas para a problemática e para o convívio em tempos de Seca, geólogos, geógrafos, engenheiros, jornalistas, especialistas e interessados na área do meio ambiente estarão reunidos em Fortaleza para participar do O2, que tem como tema central “Sustentabilidade: práticas de segurança hídrica, alimentar, e economia no semiárido”.

Os profissionais irão discutir temas relacionados à segurança hídrica, alimentar, socioeconômica e ambiental. O intuito é traçar metas e estratégias públicas sustentáveis para solucionar crises. Esta sétima edição do evento reunirá em Fortaleza, especialistas da África, Austrália, Alemanha, México, Chile, Canadá, Itália e de outros países irão participar de mesas, painéis e talk show.

Para o organizador do evento, o geólogo Clodionor Araújo, o encontro tem o papel de conscientizar através de capacitação, oficinas, palestras que todos podem contribuir usando racionalmente apenas a quantidade necessária para a sua manutenção. “Mostrando claramente os exemplos de casos, como as pessoas vivem e utilizam os recursos naturais as pessoas se orientam. A natureza é única, a divisão de continentes é política, portanto, a natureza desconhece esta divisão e atua para atender a vida”, ressalta.

O encontro é promovido pelo Instituto Hidroambiental Águas do Brasil (IHAB), uma organização não governamental sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Com sede em Fortaleza, a IHAB conta com a colaboração de profissionais multidisciplinares com experiências em organizações públicas, privadas e do terceiro setor para o cumprimento de sua missão e objetivos.

Evento para jornalistas

Os profissionais do jornalismo ambiental terão um espaço dedicado à comunicação. Juntos, eles irão compor o Encontro Intercontinental de Jornalistas Ambientais. A entrada dos profissionais de comunicação é gratuita para cobertura do evento e palestras da área. Como parte da programação, os jornalistas selecionados pela organização, farão visitas externas ao Açude Castanhão e ao Canal da Integração.

Além do Ceará, jornalistas que trabalham em importantes publicações do gênero de Manaus, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, devem participar do encontro. Os profissionais de Fortaleza e demais regiões do interior podem se inscrever e conferir a programação no site www.ihab.org.br/o2015. As inscrições são gratuitas.

Mais sobre o Encontro Intercontinental sobre a Natureza – O2
O Encontro Intercontinental sobre a Natureza é fruto da união de pensamentos e desejos dos participantes do Movimento Amigo das Águas em contribuir com um mundo melhor, em que os próximos habitantes possam nascer, viver e crescer em um ambiente saudável. A cada dois anos o projeto é realizado em Fortaleza, a primeira edição ocorreu em 2003.

Programação do O2
www.ihab.org.br/o2015.

Serviço: Encontro Intercontinental sobre a Natureza – O2
Data: De 21 a 25 de novembro de 2015
Horário: de 14 às 21h
Local: Centro de Eventos, Av. Washington Soares, 1141, Água Fria.

Inscrições:
Pelo site do IHAB: www.ihab.org.br/o2015,
Na sede da entidade que fica na Rua Idelfonso Albano, 820, Meireles. 
Maiores informações: (85) 3262-1559

Nenhum comentário:

Postar um comentário