Total de visualizações de página

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Encontro discute seca e questões do meio ambiente com especialistas de 36 países em Fortaleza

Com foco na atual crise hídrica do País e no temor de um possível colapso causado pela falta da água nos municípios cearenses, o Instituto Hidroambiental Águas do Brasil (IHAB) realiza até quarta-feira (25), no Centro de Eventos do Ceará, a VII edição do Encontro Intercontinental sobre a Natureza - O2. Com o tema “Sustentabilidade: práticas de segurança hídrica, alimentar, e economia no semiárido”, o evento, que teve início na ultima segunda (23), vai discutir soluções para questões relacionadas à segurança hídrica, alimentar, socioeconômica e ambiental, e o convívio em tempos de seca, que castiga o Ceará com o quarto ano consecutivo.

O evento é promovido pelo Instituto Hidroambiental Águas do Brasil (IHAB), uma organização não governamental sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). A programação é voltada para engenheiros, geólogos, geógrafos, agrônomos, pesquisadores, jornalistas, empresários, lideranças políticas, estudantes e interessados no assunto.

A sétima edição reunirá em Fortaleza, especialistas da África, Austrália, Alemanha, México, Chile, Canadá, Itália e de outros 29 países que irão participar de discussões, palestras, painéis e talk show.

A Seca está entre os principais assuntos em discussão na programação, já que a situação atual de todos os açudes do Ceará é a de menor reserva hídrica da década, segundo dados da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh). Dos 156 açudes cearenses, 90% estão com o nível de armazenamento na casa dos 30% ou menos.

Para o organizador do evento, o geólogo Clodionor Araújo, o encontro tem o papel de conscientizar através de capacitação, oficinas, palestras que todos podem contribuir usando racionalmente apenas a quantidade necessária para a sua manutenção. “Mostrando claramente os exemplos de casos, como as pessoas vivem e utilizam os recursos naturais as pessoas se orientam. A natureza é única, a divisão de continentes é política, portanto, a natureza desconhece esta divisão e atua para atender a vida”, ressalta.

Evento para jornalistas

Os profissionais do jornalismo ambiental terão um espaço dedicado à comunicação. Juntos, eles irão compor o Encontro Intercontinental de Jornalistas Ambientais. A entrada dos profissionais de comunicação é gratuita.

Além do Ceará, profissionais de Manaus, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, devem participar do encontro. Os profissionais de Fortaleza e demais regiões do interior podem se inscrever e conferir a programação no site www.ihab.org.br/o2015.

Compõe a programação a apresentação trabalhos desenvolvidos por pesquisadores e estudantes ligados a área de sustentabilidade, biodiversidade e recursos hídricos. A apresentação dos trabalhos acontece através de revezamento entre os três dias.

Programação do O2
www.ihab.org.br/o2015.                      

Serviço: Encontro Intercontinental sobre a Natureza – O2
Data: De 21 a 25 de novembro de 2015
Horário: de 14 às 21h
Local: Centro de Eventos, Av. Washington Soares, 1141, Água Fria.

Informações:
www.ihab.org.br/o2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário