Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Dia Mundial de Limpeza de Praias levam centenas de pessoas às Praias de Fortaleza e Aracati no sábado (19) e domingo (20)

Foto: arquivo Semace
O movimento Limpa Brasil - Let's do it! (www.limpabrasil.net) chega novamente a Fortaleza e realiza diversas ações de limpeza e conscientização no mês de setembro. Em busca da criação da consciência e do hábito em toda a população, o Limpa Brasil realiza, junto ao projeto Limpando o Mundo, mais uma vez uma ação de limpeza de praia, atividades lúdicas e apresentação musical em Fortaleza no sábado (19). A concentração será às 7h30, na barraca Cuca Legal, na Praia do Futuro, e a coleta de lixo na praia, entre materiais orgânicos e não orgânicos, deve seguir até a barraca Terra do Sol. Já no domingo (20), as praias de Aracati, Canoa Quebrada, Quixaba e Majorlândia receberão um mutirão promovido pelo Bom Vizinho Shopping, da Rede Pinheiro Supermercado, com a ONG Limpando o Mundo, a partir das 08 horas.

Praia do Futuro

Serão aproximadamente 2,5 km de areias mais limpas com a ação, que tem um propósito não apenas ambiental, mas também educativo, uma vez que objetiva chamar atenção para a necessidade imediata de praias mais limpas e manutenção desses ecossistemas. Qualquer pessoa interessada em colaborar com a causa pode participar da iniciativa. Serão disponibilizados sacos de lixo, luvas, protetor solar e álcool gel para o processo de coleta. Após a coleta na praia acontecerão atividades lúdicas e uma apresentação musical com as bandas Pukabanda e DanDan - O dom da pegada.

O projeto conta com a cooperação da UNESCO no Brasil, Ministério da Educação, apoio do Ministério do Meio Ambiente e das prefeituras municipais, e pretende incentivar a reflexão para a mudança de atitude do cidadão brasileiro em relação ao hábito de jogar lixo fora do lixo. Com várias ações programadas já para setembro, o projeto segue até dezembro repleto de atividades, shows e palestras.

Em Fortaleza, o projeto conta com o patrocínio local da Prefeitura Municipal de Fortaleza e da C. Rolim Engenharia, Nacional Gás, Esmaltec, Hipercor, Indaiá, Hotel Sonata de Iracema, Faculdade CDL, Sindigráfica, Beach Park, Universidade de Fortaleza (Unifor), e apoio do Roratact. Conta ainda com o apoio Nacional da Unesco, Ministério do Meio Ambiente, TV Globo, Awaken Love e União dos Escoteiros do Brasil.

Praias de Aracati

Para ampliar o grau de conscientização das pessoas sobre a importância de preservar as praias, o Bom Vizinho Shopping promove junto com o Projeto Limpando o Mundo, um mutirão de limpeza nas praias de Canoa Quebrada, Quixaba e Marjolândia, durante toda a manhã do próximo domingo, dia 20 de setembro. O encontro acontecerá a partir das 8 horas, com uma roda de diálogo de conscientização e, em seguida, distribuição de material simultaneamente nas três praias. A ação marca ainda a inauguração do Bom Vizinho Shopping, primeiro empreendimento do tipo na região com um mix de 30 lojas de serviços, cinemas, área infantil, alimentação e quatro âncoras: Pinheiro Supermercado; loja Zenir, Cinema Bom Vizinho e parque infantil Mundo Pinheirinho, além de outras operações confirmadas, como TIM e Extrafarma.


Com parceria da Prefeitura Municipal de Aracati, e equipes de colaboradores, a ação contará com a participação de cerca de 250 pessoas ao todo, contando voluntários das ONG’s Recicriança, Comunidade Ecológica Ciclística de Majorlândia (CECIM) e do Grupo Folclórico Filhos de Quixaba. O evento é promovido simultaneamente por diversas organizações internacionais por conta do Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios, celebrado no dia 21 de setembro.

Sobre o Limpa Brasil-Let’s do it!

A proposta do Movimento Limpa Brasil – Let’s do it! é criar uma nova cultura com relação ao descarte correto do lixo, além de incentivar a sociedade a limpar e manter as cidades limpas. Por esse motivo, um dos pontos mais importantes do evento é o envolvimento das escolas municipais, com a realização de palestras e seminários, dinâmicas de grupo e gincanas, capacitação de professores e a estruturação dos pontos de coleta de materiais recicláveis durante a semana de mobilização. Esse movimento gera um engajamento da comunidade local e incentiva a transformação de alunos, pais, parentes e profissionais envolvidos em agentes de mobilização, que alertam sobre os malefícios do descarte incorreto do lixo. Realizado desde 2011, o programa, que atualmente funciona aliado a um ambicioso projeto de educação ambiental, já visitou 22 cidades brasileiras e envolveu mais de 180 mil voluntários. Recolheu cerca de 3 mil toneladas de material reciclável que foram doados às cooperativas de materiais recicláveis, gerando trabalho e renda para milhares de famílias.

· Limpeza da Praia do Futuro

Quando: dia 19 de setembro (sábado)

Horário: 07h30

Local: na barraca Cuca Legal


· Limpeza das Praias de Canoa Quebrada, Quixaba e Marjolândia

Quando: dia 20 de setembro (sábado)

Horário: 08 horas

Local: principal acesso às Praias

Nenhum comentário:

Postar um comentário