Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Sema tem plano para castrar 100 gatos que vivem no Cocó


O secretário do Meio Ambiente Artur Bruno apresentou, no fim da manhã de hoje, no auditório da Sema, o plano de convivência, com as respectivas as ações que serão desenvolvidas no Parque do Cocó, para diminuir a quantidade de gatos que vivem naquela unidade de conservação estadual. A intenção é proteger a biodiversidade nativa e evitar os maus tratos com os animais que estão em situação irregular de abandono. O secretário esclareceu que nenhuma decisão será tomada, sem antes debater com o GT-Grupo de Trabalho dos gatos, e que as ações apresentadas foram resultantes das 13 reuniões ocorridas nos últimos quatro meses.

A ideia é castrar 100 dos 140 gatos moradores do Parque, vaciná-los para em seguida fomentar a adoção. Esse trabalho será feito em parceria com a Faculdade de Veterinária. Artur Bruno trouxe a discussão para a Sema, agregando a este projeto a gestão do Parque do Cocó, Semace, Seuma, Batalhão de Polícia Ambiental; Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual do Ceará e Protetores Independentes.

Ao contrário do que muitos imaginam, o objetivo não é “dar um sumiço ao gatos”, e sim, desenvolver ações como a normatização e padronização dos pontos de alimentação e localização dos animais abandonados. Atualmente, os gatos circulam pelas trilhas do Cocó e também são por lá alimentados. Existem 40 locais onde as pessoas alimentam os felinos e isso “nós não concordamos.” Está decidido que os gatos serão retirados das trilhas.

Apelando as gateiras presentes à reunião, o Secretário solicitou que “todos nos ajudem e também não tenham preconceito, já que estamos buscando a melhor forma de convivência”. Ele falou do perigo que esses animais estão expostos, tanto em serem atropelados ou até mortos por cobras. A gerência do parque, Paulo Lyra, identificará os pontos em que os gatos podem receber alimentação, desde que seja ração. Essa ação será imediata.
alt
Artur Bruno falando com jornalistas
Para brevemente, haverá a implantação de sistema de videomonitoramento para coibir abandonos. “ Queremos flagrar e punir essas pessoas que cometem esse tipo de crime com os animais”. A ideia foi aplaudida. O Secretário comprometeu-se em contribuir para a criação de um Centro de Reintegração Animal e fomentar junto ao governo do estado a criação de uma delegacia especializada em crimes ambientais.

Fonte e fotos: Ascom da Sema

Nenhum comentário:

Postar um comentário