Total de visualizações de página

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Mostra Brasileira de Teatro Transcendental chega a sua 13ª edição com reflexões sobre ética e cidadania

Durante os dias 19 e 23 de agosto, a Mostra Brasileira de Teatro Transcendental volta a ocupar a agenda cultural de Fortaleza. O evento acontecerá no Teatro do Via Sul e, durante os cinco dias, levará ao público seis espetáculos teatrais, entre drama, comédia e infantil. Em sua 13ª edição, a Mostra trará peças que valorizam o tema escolhido esse ano: “Ética e cidadania: vamos usar todo dia!” e transmitem mensagem de paz, amor e solidariedade.

Como nos anos anteriores, o evento tem caráter beneficente. Os ingressos para os espetáculos da Mostra podem ser adquiridos por meio da troca de 2kg de alimentos não perecíveis nos postos localizados nos shoppings Benfica, Via Sul, Aldeota e North Shopping. Este ano, os alimentos serão doados para sete entidades assistenciais: SAERG (Sociedade de Assistência e Educação Rural de Guanacés), Escolinha SOL – Solidariedade, Operosidade e Liberdade, Casa da Caridade, Lar Nossa Senhora de Lourdes, Lar Santa Mônica, ORA – Obra Rainha dos Anjos – e Campanha Vovô Ari.

Espetáculos

O espetáculo de abertura da 13ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental será a comédia cearense “O Velório de Mamãe”, com texto de Caroline Secundino Treigher, no dia 19 de agosto, às 20 horas, no Teatro Via Sul. No segundo dia do evento, o grupo Cangaral de Minas Gerais, comandado por Maurício Canguçu e Ílvio Amaral, dupla conhecida pelo sucesso de “Acredite, um espírito baixou em mim”, apresentará, em duas sessões, a peça “La Nonna”. Na sexta-feira, Ronaldo Ciambroni, que estrelou na edição passada da Mostra o espetáculo “Donana, traz a comédia “O Fantasma da Minha Sogra”.

No dia 22, a programação começa à tarde com o espetáculo infantil “Inconto Marcado” (CE), da atriz Danielle Rodrigues, que fez a Narizinho do Sítio do Pica-Pau Amarelo. O espetáculo será apresentado também no domingo, no mesmo horário, 15h. Ainda no sábado, Aguinaldo Gabarrão estrela “Cândido, uma poética espiritual” sobre a vida do médium mineiro Francisco Cândido Xavier, o Chico Xavier, através de poesias de Augusto dos Anjos, Cruz e Souza, Tertuliano Inácio Reis e Manoel Rodrigues da Cunha.  Fechando a programação da Mostra, a comédia “PatÉticos” (RJ), do grupo Amigos da Luz, que se apresentou no ano passado com “As Irmãs Buonanotte”, é diversão garantida. A programação completa está disponível no site do evento www.teatrotranscendental.com


Além das apresentações no Teatro Via Sul, a Mostra também fará apresentações em municípios do interior do Estado, nos presídios e instituições beneficentes. A Mostra Itinerante se apresentará em Quixeramobim, Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, Icó, Viçosa do Ceará, Guaraciaba do Norte, Pentecoste, Horizonte e Guaiúba com o as peças “Patéticos”, “Cândido – uma poética espiritual” e “Gandhi, a ética inspiradora”.


Para as instituições beneficentes voltadas para o público infantil, Aristides Barros levará seu teatro de bonecos, A Semente da Verdade. No dia 24 de agosto, a apresentação será na Escolinha Sol e, no dia 25, na Escola Clara Luz. Nos presídios se apresentarão os espetáculos Gandhi, na CPPL II, no dia 25, e Inconto Marcado, no dia 26 de agosto, no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF).


Ética e cidadania: vamos usar todo dia!

A 13ª edição da Mostra vem esse ano com uma abordagem nova valorizando e destacando os princípios da integridade, honestidade e respeito, através do tema “Ética e cidadania: vamos usar todo dia!”. Com o tema e uma estética mais atual, o evento visa conquistar também o público jovem. Afinal, como a Mostra tem o objetivo de plantar bons sentimentos nas pessoas, a força do público jovem ajudará a disseminar essas lições das quais a sociedade anda tão carente nos últimos tempos.


Para atingir o público jovem, a campanha se apropriou da linguagem das redes sociais. Uma das peças, as camisetas, estampam a temática através de mensagens com hashtags, típica das redes sociais e muita usada entre os jovens, além de termos como "curto" e "compartilho", também próprios das redes. Dentre as mensagens terão: Corrupção #tôfora, Faixa de pedestre #eurespeito, Cidade limpa #eucurto, Ciclista #eurespeito, Gentileza #eucompartilho, Discriminação #tôfora, Fila #eurespeito.


A iniciativa tem como objetivo provocar uma reflexão e uma atitude coerente com as mensagens que estampam. Dessa forma, a pessoa ao usar a camisa se compromete a honrar a mensagem que está vestindo. A campanha está sendo fortemente trabalhada também nas redes sociais da Mostra Brasileira de Teatro Transcendental (Facebook e Instagram).


Exposição Zilda Arns

Ainda na programação da 13ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental, está em cartaz até o dia 23 de agosto no Shopping Benfica (Av. Carapinima 2200), em Fortaleza, a exposição cultural sobre Zilda Arns. Por meio de fotos e painéis,o público poderá conhecer melhor a vida, carreira e conquistas sociais da renomada médica pediatra e sanitarista falecida em 12 de janeiro de 2010, no terremoto do Haiti. A entrada é gratuita.


A iniciativa da Mostra de Teatro em homenagear a Dra. Zilda este ano se deu pelo fato de a vida da médica ter sido dedicada aos cuidados dos mais necessitados, levando, além de informações, carinho e atenção às crianças pobres brasileiras, o que vai de encontro aos princípios de amor, respeito e solidariedade transmitidos pela Mostra.


Mostra Brasileira de Teatro Transcendental

A Mostra Brasileira de Teatro Transcendental é um evento artístico/cultural - com fins solidários, realizado há doze anos no Estado do Ceará pela Associação Estação Luz. São dias de muita arte com a temática da espiritualidade, onde são abordadas lições de fé, amor e altruísmo.


O evento é gratuito e pede apenas que os interessados em assistir aos espetáculos troquem doações pelos ingressos. Ao longo de todas as edições foram arrecadados cerca de 122,6 toneladas de alimentos, R$ 532.466,30, 11.400 livros, 5.600 litros d'água, além de 1.187 doações de sangue e 584 cadastro de medula óssea, numa ação realizada junto ao HEMOCE. Essas doações são totalmente revertidas para instituições beneficentes e, nesses doze anos, 69 entidades foram contempladas. Nesse ano, as inscrições serão 2 kg de alimentos não perecíveis.


Entre os dia 19 e 23 de agosto de 2015 acontecerá a 13ª edição do evento, no teatro do shopping Via Sul. O tema desse ano será “Ética e Cidadania: vamos usar todo dia”. A escolha do tema se deve a grande relevância dessas questões para a sociedade, principalmente nos dias atuais. Devido à grande demanda de peças de todo o País que se inscreveram, ainda não foram definidas, mas estão sendo escolhidas com base na sua afinidade com o tema central. Nos próximos dias, a organização do evento estará divulgando a lista dos espetáculos selecionados.


Associação Estação Luz

A Associação Estação da Luz é uma entidade civil sem fins lucrativos, sediada no Ceará; com atuação local e nacional. Foi criada em 12 de fevereiro de 2004 por um grupo de voluntários que assumiu a missão de implementar Projetos com foco social nas áreas de Educação, Cultura e Esporte. Todos com compromisso e responsabilidade para a construção de uma cultura de PAZ e TRANSFORMAÇÃO SOCIAL usando a ferramenta da Espiritualidade.


O trabalho iniciado há mais de onze anos tem se tornando referência de ações de responsabilidade social. Entre diversos prêmios recebidos pela Estação da Luz destacam-se: Prêmio de Responsabilidade Cultural do Estado do Ceará na categoria diamante nas duas últimas edições; Prêmio da Fundação Abrinq Amigo da Criança; Premio Fiesp de Cinema; Premio Brasilian Film Festival; Comenda Chico Xavier entre outros.


Na área cultural, além das ações culturais com o Projeto Tocando a Vida e o Projeto Arte e Comunicação, voltados para a comunidade do Eusébio, a Associação Estação Luz tem trabalhado em projetos nacionais e internacionais, através da Estação Luz Filmes, que já produziu, ao longo dos seus nove anos de história, onze produções cinematográficas, e da Mostra Brasileira de Teatro Transcendental que, em 2015, vai para sua 13 edição, com 89 espetáculos apresentados nesses treze anos de evento, oriundos de diversas cidades do Brasil e apresentados em Fortaleza e em 34 municípios do Ceará e mais de 302 mil espectadores.


SERVIÇO:

13ª Mostra Brasileiro de Teatro Transcendental

Data: 19 a 23 de agosto de 2015

Local: Teatro do Via Sul

Entrada: 2kg de alimento. Adquira o ingresso nos stands dos Shoppings Via Sul, Aldeota, Benfica, North Shopping.

Telefone: (85) 3260-5140

E-mail: contato@estacaoluz.org.br

Site: www.teatrotranscendental.com/



Mais informações para a imprensa

Assessoria de Imprensa da 13ª Mostra Brasileira de Teatro Transcendental

Camilla Andrade

(85) 98659.1767

camillaalopes@gmail.com


Déborah Duarte

(85) 98707.8541

deborahduartece@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário