Total de visualizações de página

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

#Bombeiros90anos: Heróis do Fogo completam nove décadas de dedicação ao Ceará

Proteger a sociedade arriscando a própria vida. Essa é a rotina Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, que completa 90 anos de existência no próximo sábado (8) em meio a muitos episódios marcantes. Atuando nas áreas de combate a incêndios, atividades técnicas (análise de projetos e vistorias), salvamento terrestre, salvamento em alturas, salvamento aquático, mergulho autônomo, atendimento pré-hospitalar, ações de Defesa Civil, prevenção em grandes eventos e capturas de animais silvestres, esses profissionais mostram a cada dia que vão além da alcunha de “Heróis do Fogo”.

O serviço de combate a incêndios como missão pública já era almejado em Fortaleza no final do século XIX e início do século XX pelos comerciantes e autoridades públicas. No ano de 1924, a capital cearense, além do desenvolvido comércio, apresentava considerável número de residências e de indústrias, bem como uma população que já ultrapassava os 50 mil habitantes. Com essa condição estrutural, o Dr. Jose Pires de Carvalho, chefe da Polícia, enviou relatório ao chefe do Executivo estadual mostrando a necessidade da criação de um corpo de bombeiros, o que foi essencial para que o Desembargador José Moreira da Rocha, então presidente do Estado do Ceará, criasse o Pelotão de Bombeiros de Fortaleza, em 8 de agosto de 1925.

Esse Pelotão era subordinado ao Comando do Regimento Policial do Ceará, sendo sua única atribuição a missão de extinguir incêndios em Fortaleza. Somente em 1933 é que sua atuação veio a ser efetivamente organizada, através do Decreto nº 881, de 29 de dezembro de 1932. O Interventor Federal no Estado do Ceará, Roberto Carlos Vasco Carneiro de Mendonça, sentiu no decorrer de seu governo que Fortaleza necessitava de uma unidade de bombeiros para atender a população de um modo geral, atendendo diversificadas ocorrências ligadas à área bombeirística.

O 1º sargento BM, João Antônio da Cunha, foi trazido do Distrito Federal para instruir os futuros bombeiros cearenses, passando a ser comissionado no posto de 2º tenente do Corpo de Segurança Pública (CSP). A construção de um quartel para acomodação e treinamento, no bairro Jacarecanga, foi outro fato essencial para a corporação. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará iniciou suas atividades funcionais em 1º de janeiro de 1934, com ações formalizadas através de um regulamento aprovado pelo Decreto nº 1.201, de 29 de dezembro de 1933.

À medida que Fortaleza crescia sua importância, em virtude de sua privilegiada situação geográfica, o CBMCE também ganhava mais destaque, tanto que, em 1942, quando a 2ª Guerra Mundial ainda se encontrava em curso, foi instalado um Posto Avançado do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará na Base Aérea Norte-Americana de Fortaleza, no antigo bairro Cocorote (onde hoje funciona o Aeroporto Internacional Pinto Martins).

Ações preventivas

A prevenção é um método de ação no sentido de evitar incêndios e outros sinistros, sendo continuamente aperfeiçoada pelos corpos de bombeiros militares do Brasil. A Semana de Prevenção Contra Incêndios foi criada através do Decreto 35.300, de 2 de julho de 1954, do então presidente Getúlio Vargas. No Ceará, ela é organizada no período compreendido entre os dias finais do mês de junho e o dia 2 de julho, data em que se comemora o Dia do Bombeiro no Brasil, criado também através do referido decreto.

A primeira Semana de Prevenção Contra Incêndios realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará aconteceu entre os dias 26 de junho e 2 de julho de 1967 e foi repleta de demonstrações de combate a incêndio e salvamento em Fortaleza, Caucaia e Maranguape, contando também com programação de festas dançantes, atividades esportivas e ciclo de palestras.

Com a execução do projeto “Bombeiro com Você”, que trabalha com ações educativas relacionadas com a prevenção a sinistros, através de visitas domiciliares e em praças públicas, o Corpo de Bombeiros do Ceará capacitou, nos primeiros anos do Século XXI, significativo número de pessoas, desenvolvendo campanhas de orientações no sentido de preparar o público para agir de forma consciente em princípios de ocorrências nos mais diversos segmentos, seja comercial, industrial, social ou familiar.

Heróis do Corpo de Bombeiros
Muitos nomes foram essenciais para o crescimento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, como o tenente João Pascoal Filho, o subtentente João Batista Cordeiro e o tenente Nelson Farias da Penha, incluídos nas fileiras da corporação, respectivamente, em 1935, 1936 e 1939.

Alguns deles, literalmente, deram suas vidas em nome do trabalho, ganhando a alcunha de heróis. O primeiro a sofrer uma fatalidade em serviço foi o Sargento Sebastião Félix Brandinho que, em 12 de fevereiro de 1942, perdeu a vida soterrado por uma cacimba no momento em que se encontrava desenvolvendo suasfunções operacionais. Sua morte foi sentida por todos que, na época, faziam parte do "Casarão Vermelho de Fortaleza".

O jovem estudante João Nogueira Jucá, de 17 anos, não exercia a função, porém, é até hoje um grande exemplo para todos os profissionais da área. Isso porque na tarde do dia 4 de agosto de 1959, quando passava pela Praça da Lagoinha, no Centro, se deparou com o grande incêndio na Casa de Saúde Dr. César Cals e não hesitou em entrar no local para salvar várias pessoas. Com gravíssimas queimaduras por todo o corpo, veio a falecer no dia 11 de agosto de 1959. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, reconhecendo a bravura do jovem, homenageou-o com o título de Bombeiro Voluntário e obteve, junto ao Governo do Estado, a instituição da Medalha de Bravura João Nogueira Jucá, insígnia criada para agraciar aos que tenha se destacado pela prática de atos heroicos.

Episódios marcantes

Ao longo desses 90 anos, muitos episódios chocaram a população. Incêndios, catástrofes, mortes, porém, se não fosse o bem sucedido trabalho do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, que conseguiu conter a propagação das chamas, as consequências poderiam er sido bem piores.

Alguns desses casos são: 4 de abril de 1955 - Um incêndio destruiu o Cine Theatro Majestic Palace, o mais luxuoso salão do Estado da época.

27 de julho de 1980 - Um incêndio destruiu quatro tanques de armazenamento de álcool e gasolina da Shell do Brasil S.A., no Terminal Oceânico do Mucuripe.

8 de julho de 1982 - O antigo Palacete Ceará, ocupado pela Caixa Econômica Federal, na Praça do Ferreira, foi consumido por um incêndio, restando apenas a fachada.

8 de junho de 1982 - O boeing 727-200 da VASP, com destino a Fortaleza, se chocou contra a Serra da Aratanha. Todos os 137 ocupantes da aeronave morreram na colisão.

Quadro atual


Atualmente, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará conta com 1669 servidores, divididos entre as seguintes patentes: Sargento (508), Soldado (499), Cabo (239), Subtenente (200), Capitão (74), 1º Tenente (54), Major (53), Tenente Coronel (31), Coronel (7), Aspirante a Oficial (3) e Coronel Comandante Geral (1).

Os tipos de viaturas utilizadas são Auto Bomba Tanque - ABT (caminhão de combate a incêndio); ­Auto Tanque - AT (caminhão tipo pipa para abastecer os ABT's); ­Auto Salvamento - AS (caminhonete para operações de resgate, busca e salvamento); ­Auto Escada Mecânica - AEM (apoio para combate a incêndio e salvamento) e ­Auto Resgate - AR (ambulâncias para atendimento pré­-hospitalar).

A corporação também dispõe de projetos sociais em que milhares de pessoas são beneficiadas. São eles: Projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade, Cinoterapia, Artes Marciais, Capoeira, Jovem Aprendiz, Surf Salva e Jovem Bombeiro Voluntário.

Thiago Sampaio
Repórter - Célula de Reportagem Governo do CE

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros
Capitã Juliany / Tenente-Coronel Ricardo
imprensa.cbmce@gmail.com / (85) 3101.2211

Assessoria de Comunicação da SSPDS
Kélia Jácome
kelia.jacome@sspds.ce.gov.br / (85) 3101.6517

 
Foto: Tiago Stille / Governo do Ceará
Arquivo / CBMCE





Nenhum comentário:

Postar um comentário