Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de julho de 2015

Semace vistoria 560 carros no Interior na busca de diminuir a poluição atmosférica

Com a finalidade de monitorar e minimizar a poluição atmosférica ocasionada pelos veículos movidos a diesel, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizou blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra nos municípios de Itapipoca, Ubajara, Sobral e Ipú. As ações ocorreram no período de 7 a 10 de julho, respectivamente. Durante os quatro dias de fiscalização, 560 carros foram vistoriados pela equipe da autarquia. Desses, 20 foram flagrados emitindo fumaça acima do permitido e acabaram sendo multados.

Além de procurar minimizar a poluição gerada pela fumaça dos veículos, o objetivo da Superintendência é mostrar aos motoristas a importância de ter sempre o automóvel regulado e com a manutenção em dia para que a emissão de poluentes seja mínima e dentro dos padrões estabelecidos por lei. O programa existe desde 1990 e, no início, o percentual de carros poluindo acima do permitido chegava a 34,5. Atualmente, essa estatística fica abaixo de 4%.

Para medir a intensidade de fumaça emitida por cada automóvel, a Semace utiliza a escala de Ringelmann Reduzido, composta por cinco colorações que variam do cinza claro ao preto total. No ato da fiscalização, é feita uma comparação entre a cor do material emitido pelo escapamento do carro com um dos níveis da escala. Nos dois primeiros, cujas cores são mais brandas, o veículo está dentro dos padrões. Porém, nos três níveis seguintes, o carro é autuado e uma multa é lavrado.

Os valores podem variar de R$ 1.459,14 a R$ 5.836,56. Mas, de acordo com a Portaria nº 136 da Semace, se os veículos irregulares forem apresentados para uma nova vistoria na sede da autarquia dentro de 15 dias, a partir da autuação, e o resultado der dentro dos padrões, a multa tem uma redução de 50% do valor.

Apoio

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e a Companhia de Polícia Militar do Interior auxiliaram a equipe da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo) da Semace durante os quatro dias de blitze nessas cidades interioranas do Ceará.

Fonte: Ascom Semace

Nenhum comentário:

Postar um comentário