Total de visualizações de página

sexta-feira, 31 de julho de 2015

"Colunáveis Ambientais" - Maria Dias da Sema é destaque por sua dedicação em prol do meio ambiente

Maria Dias Cavalcante (secretária executiva da Sema)
Na seção "Colunáveis Ambientais" desta semana, o blog Coluna EcoNews destaca o perfil da secretária executiva da Sema, Maria Dias Cavalcante.

Maria Dias é servidora de carreira do Estado, de Monsenhor Tabosa, pico mais alto do Ceará, admiradora da natureza, praticante da Yoga, adepta ao ciclismo e a alimentação saudável, adere ao vegetarianismo.

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza, Maria sempre prezou pela área ambiental em sua carreira. Fez especialização em Gestão Ambiental, mestrado em Recursos Hídricos e atualmente é doutoranda em Ciências Marinhas Tropicais com o título: Avaliação de Impactos Ambientais na Zona Costeira, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi diretora do setor de drenagem da extinta Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). Neste cargo, foi responsável pela delimitação das faixas de proteção dos Recursos Hídricos do Município de Fortaleza e Região Metropolitana. Teve participação na elaboração do projeto de preservação do manancial hídrico do Rio Pacoti-Riacho-Gavião e do projeto de delimitação das faixas de proteção do Rio Ceará.

Já na Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), foi coordenadora de Controle e Proteção Ambiental (Copam), do projeto de Zoneamento Ecológico Econômico do Estado do Ceará, Programa Nacional de Meio Ambiente - PNMA II e participou de equipes de análise de estudo de Impacto Ambiental – EIA. Em 2007, foi convidada a ser Coordenadora de Políticas Ambientais da nova estrutura do Governo, o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), onde pode desenvolver vários projetos como o Selo Município Verde, programa certifica os municípios cearenses que atendam aos critérios preestabelecidos de conservação e uso sustentável dos recursos naturais. Coordenou a elaboração do Plano de Gestão Regionalizada e Integrada de Resíduos Sólidos e o Plano Estadual de Resíduos Sólidos. Atualmente coordena o estudo de Delimitação da Poligonal do Parque do Cocó.

Por sua competência e visão ambiental, Maria foi convidada pelo então secretário, Artur Bruno, a compor a nova pasta do Governo de Camilo Santana, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), extinto Conpam, a ser secretária executiva, cargo onde espera contribuir para o fortalecimento do Sistema Estadual de Meio Ambiente e do processo de descentralização da gestão ambiental do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário