Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Plano de ação para implementação do CAR no Ceará é debatido na Semace


O Cadastro Ambiental Rural (CAR) foi novamente tema discutido na tarde desta quinta-feira (23) no auditório Régia Nântua da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Na ocasião, os órgãos envolvidos com a temática debateram sobre estratégias referentes ao Plano de Ação para Implementação do CAR no Estado do Ceará.

O debate também nivelou questões sobre os Sistemas de Meio Ambiente e do Desenvolvimento Agrário com os seguintes objetivos: definição de procedimentos ligados a área de tecnologia para integração dos dados fundiários do Sistema Nacional de Cadastramento Rural (Sicar); realização de ações de divulgação, capacitação e apoio à elaboração do CAR, priorizando proprietários com até quatro módulos rurais; implantação de uma rede de agentes capacitadores.

Na oportunidade, a Diretoria Florestal (Diflo) da Semace, juntamente com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) organizam a elaboração de um curso focando o preenchimento do CAR, dando o destaque para o geoprocessamento com base nas exigências do no novo Código Florestal. De acordo com a Diflo, o curso está previsto para a primeira quinzena de maio, com a presença de representantes de órgãos ligados à temática, no intuito de que estes possam ser multiplicadores.

Ainda durante a reunião, o engenheiro agrônomo e presidente da Federação da Agricultura do Ceará (Feac), Flávio Saboya, fez uma apresentação sobre uma minuta de um projeto piloto para o município de Ibaretama, que visa unir Semace e Idace com relação ao CAR.

O momento contou com a presença do superintendente da Semace, José Ricardo Araújo, além de técnicos da casa. Também estiveram presentes na reunião: Eduardo Barbosa (presidente do Idace), Luiz Guedes Alcoforado (Incra), José Antonio dos Santos Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetraece), José Alcy Holanda Pinheiro (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce), Genário Azevedo (Secretaria do Meio Ambiente-Sema), Sergio Silva (Senar), João Gomes Assunção (Secretaria de Desenvolvimento Agrário-SDA), Eunice Maia de Andrade (Universidade de Fortaleza-UFC).

CAR

O CAR é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem como objetivo integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo a base de dados para controle, monitoramento e planejamento ambiental e econômico. O cadastro pode ser feito através do site: www.car.gov.br.

A Semace, assim como seus demais parceiros, auxiliam os empreendedores rurais e agricultores a se inscreverem no Sicar. A Diflo da Semace é a responsável em dar essa ajuda aos cidadãos. As dúvidas podem ser dirimidas através dos telefones (85) 3264-8117 ou (85) 3101-5546.

Nenhum comentário:

Postar um comentário