Total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de abril de 2015

O assunto é... sacolinhas plásticas ecológicas!


Você sabia que a maioria dos supermercados e outros estabelecimentos de São Paulo adotaram neste mês de abril novas regras para as sacolinhas de plásticos usadas pelos consumidores? Na ocasião, estão saindo de cena as sacolas brancas tradicionais dando espaço para as embalagens nas cores verde e cinza, as chamadas sacolinhas recicláveis ou ecológicas, e que passam a ser cobradas em alguns pontos comerciais. A verde para lixo reciclável e a cinza para o orgânico. Com a nova regulamentação, conforme decreto 55.827/2015 da Prefeitura, que proíbe os estabelecimentos de oferecerem aos consumidores as antigas sacolinhas plásticas, o consumidor paulistano está pagando por uma sacola, em média, R$ 0,10. Mas vale lembrar que o comprador também tem a opção de pedir caixas de papelão ou sacolas de papel caso o estabelecimento ofereça tais alternativas. De acordo com a Prefeitura de São Paulo, o foco é de ordem ambiental uma vez que as sacolas brancas não são biodegradáveis.



Sacolinhas



As sacolinhas de plástico brancas são feitas de petróleo, portanto, em sua produção utilizam mais processos poluentes, além de ressaltar que a sua destinação final também pode ocasionar a poluição do meio ambiente. Já as sacolinhas reutilizáveis ou ecológicas usam matéria-prima da cana de açúcar e são consideradas menos agressivas ao meio ambiente.


Decreto 55.827

O Decreto 55.827, de 6 de janeiro de 2015, regulamenta a Lei nº 15.374, de 18 de maio de 2011, que dispõe sobre a proibição da distribuição gratuita ou venda de sacolas plásticas a consumidores em todos os estabelecimentos comerciais do Município de São Paulo. Mais informações no link: http://www3.prefeitura.sp.gov.br/cadlem/secretarias/negocios_juridicos/cadlem/integra.asp?alt=07012015D%20558270000

Foto ilustativa: site www.novafaseembalagens.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário