Total de visualizações de página

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Empreendimento sustentável é lançado por Mercurius e Fujita

Com energia solar, reuso de água e certificação de qualidade, o Paço Portugal deve economizar entre 20 e 30%.

As empresas Mercurius e Fujita Engenharia lançaram nesta quinta-feira (16/04) o Paço Portug​al. O empreendimento já está em processo de certificação com Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), concedido pelo US Green Building Council (USGBC) para edificações que atestam a adoção de conceitos de sustentabilidade. Ele irá compor: 214 salas, duas lojas, auditório para 100 pessoas, salas de reunião com paredes retráteis, bar café, lounge e heliponto.

“Com a implementação das estratégias indicadas na certificação, o prédio irá gerar uma economia entre 20 a 30% no consumo de água e energia”, explica o diretor da Mercurius Engenharia, Dante Bonorandi. Dentre as ações estão: reaproveitamento de água da chuva e dos ar-condicionados, que será utilizada para abastecer os vasos sanitários; energia solar com a instalação de placas fotovoltaicas em um espaço de 60 m², que serão responsáveis pela produção de 1% do consumo do empreendimento, cerca de 11.000W/mês.

Com conceito inovador voltado para a sustentabilidade, o empreendimento irá implantar um sistema de controle de utilidades que monitora em tempo real os medidores de energia, níveis dos reservatórios e recursos hídricos. Segundo o gestor da obra do Paço Portugal, Sindeaux Filho, “com esse sistema evitamos gastos acima do necessário, pois a luz e a água pode ser desligada pelo computador, automaticamente”, explica. Esse sistema garante a proteção e combate a incêndios com a extração de CO2 em todos os subsolos.

Um dos pontos da LEED é a existência da eficiência energética, que será feita através da boa iluminação das salas, aproveitando ao máximo a luz natural, com vidros de auto-rendimento, que evitam a entrada de raios UV, e o calor. Existe ainda a renovação do ar feita através de uma máquina instalada no prédio que retira o ar poluído e troca por ar puro periodicamente em todas as salas. Segundo Sindeaux Filho, “estima-se uma redução de 30% nas faltas dos funcionários por causa de problemas respiratórios”, afirma.

*Com informações da VSM Comunicação



Nenhum comentário:

Postar um comentário